Secretários de Educação da Amusep definem prioridades

Elaborar um programa de formação profissional para os professores e estabelecer estratégicas eficazes para conter a evasão escolar. São duas das prioridades identificadas pelos secretários municipais de Educação da região da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense, durante a reunião da câmara técnica da área, realizada hoje em Maringá.

A coordenadora da câmara técnica, secretária Municipal de Educação de Mandaguari, Adenise Batista Rodrigues, destaca que foi levantada cerca de uma dezena de assuntos a serem tratados ao longo do ano, dentro do calendário de atividades. Ajustes no plano de carreira, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), os projetos do governo federal e a realização dos dois seminários regionais estão entre os temas mais citados.
Sobre a formação profissional, a urgência está relacionada ao processo de substituição de professores, provocado pela aposentadoria de uma parcela dos mestres que estavam em atividade. “Tem muita gente nova, que precisa ser capacitada”, ressalta Adenise.
Presente no encontro o primeiro vice-presidente da Amusep, prefeito de Mandaguari, Romualdo Batista (foto), ressaltou o importante papel desempenhado pela câmara técnica e garantiu o apoio necessário da atual diretoria da Associação para a realização das atividades do ano. O presidente da entidade, prefeito de Atalaia, Fábio Fumagalli Vilhena de Paiva, cumpriu agenda em Brasília (DF).

Advertisement
Advertisement