O carnaval do presidente

A jornalista Vera Magalhães, da Jovem Pan, fala sobre a postagem escatológica feita pelo presidente da República Jair Bolsonaro, o que para ela é uma tentativa de estigmatizar o carnaval, como se vê, de uma forma ou outra, em alguns cantos culturalmente atrasados do país. Confira outras justificativas e reações:

Lauro Jardim – É, numa palavra, de constrangimento a situação do entorno de Jair Bolsonaro com o tuíte em que postou um vídeo pornô (aliás, no trending topics mundial do Twitter, #goldenshowerpresident está na terceira colocação, depois #ImpeachmentBolsonaro e #BolsonaroTemRazão).
Três ministros, alguns assessores do Planalto e dois importantes deputados do PSL repetiram, com palavras diferentes, a mesma ideia: ninguém sabe o que fazer para frear essa compulsão de Bolsonaro por falar demais nas redes sociais e causar problemas para si próprio.

Tony Goes – O Carnaval não foi bondoso com Jair Bolsonaro. Um boneco gigante com suas feições foi atingido por latas de cerveja nas ruas de Olinda. Foliões vestidos de laranja fizeram algazarra na porta do condomínio onde mora o presidente. Por todo o Brasil, blocos bradaram “Ei, Bolsonaro, vai tomar no **”. É óbvio que Bolsonaro iria reagir. Afinal, o capitão reformado não é homem de levar desaforo para casa. Mas não seria com um sorriso irônico, de quem sabe que a irreverência e a crítica política fazem parte do DNA do Carnaval. Muito menos com um ataque frontal a seus detratores, porque eles são muitos.
Não. O presidente da República preferiu se defender de maneira enviesada, e pelo Twitter. Acabou postando duas mensagens totalmente indignas de alguém que ocupa o posto mais elevado da República. Leia mais.

Para Marco Antonio Villa, a reforma da previdência e a geração de empregos devem ser o foco do presidente e não as discussões inúteis que ele elegeu na internet.

Denise Rothenburg – O presidente Jair Bolsonaro venceu por larga maioria de votos em Brasília, mas foram as críticas ao governo e o “Lula Livre” que tiveram mais visibilidade nos blocos de Brasília. Há quem atribua uma parte das críticas a grupos de funcionários públicos insatisfeitos com a reforma previdenciária.

Na Folha de S. Paulo – Oposição e aliado criticam Bolsonaro após publicações obscenas em rede social. Petistas dizem que vão processar presidente, mas opositor admite que post não é suficiente para afastamento.

Advertisement
Advertisement