Comissão aprova Plano de Arborização, que seguirá para apreciação do Condema

A comissão de elaboração aprovou hoje pela manhã o Plano de Gestão de Arborização Urbana de Maringá, que ainda passará pelo Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Condema) para então seguir à consulta pública.

O plano é responsável por diagnosticar a situação das árvores, gerar um planejamento para os próximos 20 anos e ser revisado a cada cinco anos. A ideia é centralizar em um banco de dados, as informações de todas as árvores da arborização urbana de Maringá (75 mil árvores estão catalogadas), incluindo solicitações de poda ou remoção pelo 156.
A elaboração do documento conta com a participação de engenheiros florestais e civis, biólogos, arquitetos, historiadores, entre outros profissionais, além de ter o apoio de técnicos da Copel e Sanepar. O plano não se restringe apenas aos aspectos biológicos mas também paisagísticos e históricos.
O estudo considera as características física, econômica, social e ambiental do município e apresenta um diagnóstico de arborização. O censo aponta 123 mil árvores nas calçadas e canteiros centrais das vias públicas. São 132 espécies com grande presença de sibipiruna, seguidas por oiti, ipê-roxo, tipuana, alecrim, falsa-murta, aroeira-chorão, grevílea, ipê-branco e pata-de-vaca.
O plano destaca que em vias com relevância histórica ou cênicas as espécies originais sejam mantidas e em cada via seja restringido o uso de uma única espécie privilegiando sua identidade visual.
O engenheiro florestal da Secretaria de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal, Maurício Sampaio, agradeceu os membros da comissão pelo trabalho e enfatizou a importância da comunidade para validação do plano. “Contamos com a participação dos moradores neste plano que trata de um dos grandes símbolos da cidade”, ressalta. (PMM)

Advertisement
Advertisement