Figueiredo, Ulisses e eu

Lendo esta postagem, em que fica destacado que o menino Ulisses Maia, já trazia no DNA, ou melhor no Espírito, fruto provavelmente de vivências em outras existências, a política, lembrei que também estive com Figueredo, um pouco antes, em 1980, quando eu trabalhava no BB em Sinop-MT, e ele foi lá inaugurar uma expansão da usina de álcool, a primeira de mandioca no Brasil, que depois se revelou inviável.

Ao contrário do menino Ulísses, então com 12 anos, eu já era mais crescidinho, com meus 29 anos, e naturalmente não pude chegar tão perto. Lembro do medo que passei no dia anterior, com uns colegas ao passar perto do hotel onde estavam os seguranças que chegaram primeiro e esses colegas, depois de sairmos de uma festa, gritavam palavras de chingamento do Presidente: Figueredo via… Figueredo via… e temi que pudéssemos ser presos. No dia seguinte na solenidade, fiquei no público, guardando a distância considerável.
Tenho mais coisas em comum com Ulisses. Somos do mesmo signo, e há quem diga que nosso signo (Virgem), que segundo os Astrólogo João Bidu tem como característica: ‘uma inteligência fora do comum e uma grande percepção do mundo, por isso, consegue compreender e analisar o que se passa à sua volta. É uma pessoa dedicada, que gosta de tudo bem-feito e busca sempre os resultados mais eficazes.Também é muito exigente, mas essa característica torna-se negativa quando passa a atrapalhar seus relacionamentos e a maneira como você se vê. Nesse caso, sempre acha que poderia ter se saído melhor em determinada situação e começa a se cobrar cada vez mais’.
Que Ulisses é muito inteligente ouvi, sábado, de uma pessoa me disse que lhe apresentou um projeto, um sistema, que deve ajudar a corrigir alguns equívocos até então cometidos, e pode perceber como ele ‘sacava’ de primeira e ficou encantado. Percebo isso, também, quando converso com ele. Outra coisa em comum é que ele também trabalhou no Banco do Brasil, onde foi menor aprendiz, e certamente deve parte da sua formação ao tempo de BB, especialmente na fase de formação. Mas obviamente que somos pessoas diferentes, e principal diferença é que tenho 17 anos a mais de vivência e 17 anos, não são 17 dias. Imagine você com 17 anos e uma criança que acaba de nascer. Claro que a experiência de quem tem 17 anos e infinita diante da criança. Com o tempo as diferenças vão diminuindo, mais aos 50, alguém 67 tem sempre mais experiência, e talvez por isso Ulisses, que é inteligente não despreza essa experiência. Alguns, por ignorância, e talvez inexperiência, até tentam intrigar-nos, mas acredito que não conseguirão.
Continuo confiando, torcendo para que dê certo a administração, mas não posso deixar que criticar, quando entendo que e necessário. Quem critica, amigo é, muitas vezes muito mais do que quem só aplaude.
Akino Maringá, colaborador

Advertisement
Advertisement