Falecimento

Morreu ontem em Curitiba o jornalista Ayrton Luiz Baptista, 85, vítima de câncer no pulmão. Além de ter atuado em diversos veículos de comunicação no Paraná, ele foi secretário de Imprensa no governo do maringaense Haroldo Leon Peres (1971) e de Pedro Viriato de Souza (71-73).

Ayrton, que começou a carreira em 1955 no Diário do Paraná, foi presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná por três mandatos (1970/1979) e da Federação Nacional dos Jornalistas (1977/1980).
Na Universidade Federal do Paraná (UFPR), atuou como professor do curso de Comunicação Social-Jornalismo. No governo do Paraná, ocupou o cargo de Secretário de Imprensa nos governos Haroldo Leon Peres (1971) e Pedro Viriato Parigot de Souza (1971/1973).
Como colunista político, escreveu para diversos veículos paranaenses, como Tribuna do Paraná, Diário Indústria e Comércio, O Paraná (Cascavel), Umuarama Ilustrado, Diário do Noroeste (Paranavai), Metrópole (São José dos Pinhais), Tribuna do Norte (Apucarana), ribuna do Vale (Santo Antônio da Platina) e Paraná Shop, entre outros.
O jornalista também comandou a AB Comunicação, escritório de assessoria de imprensa que distribuiu o AB Noticias, boletim que valorizou vários aspectos da vida paranaense, como administração, cidadania e cultura. Em 2099 ele lançou a biografia “Quase Só Jornal” e deixa mulher, três filhos e três netos.
A notícia de sua morte foi dada na internet pelo filho Ayrton Batista Junior, também jornalista. O corpo será velado a partir das 9h no Salão Ecumênico da Assembleia Legislativa e o sepultamento acontecerá às 17h no Cemitério Parque Iguaçu.

Advertisement
Advertisement