Personagem da semana

Por Josias de Souza:

Nem Jair Bolsonaro nem Rodrigo Maia. Tabata Amaral, eis a personagem da semana.

Deputada estreante, ela subiu à tribuna na terça-feira. Como você pode reparar no vídeo acima, o plenário não lhe deu atenção. A maioria dos deputados estava em pé na frente da mesa, num ambiente de boteco. Só faltou alguém pedir uma cerveja gelada ao presidente da sessão. Alheia à algaravia, Tabata discursava sobre a “paralisia no Ministério da Educação”. Ninguém quis ouvir. Mas ela avisou no final de sua fala: “Esperamos a presença do ministro amanhã. Estarei lá, cobrando suas propostas e suas ideias…”.
No dia seguinte, como prometido, Tabata foi à Comissão de Educação da Câmara para cobrar as “propostas” e as “ideias” de Ricardo Vélez Rodrigues, o suposto ministro da Educação. Se você não chegou há pouco de Marte, já deve ter assistido ao vídeo com as cenas do sabão que Tabata passou no ministro. Expressando-se num idioma muito parecido com o português, Vélez não conseguiu balbuciar uma resposta aceitável. Faltavam-lhe “propostas” e “ideias”. E Tabata: “Mude de atitude ou saia do cargo”. Reveja abaixo.

Houve quem estranhasse a severidade com que a jovem deputada, 25 anos, tratou o ministro ancião. Tolice. A perversidade com que Tabata esculachou Vélez, sem elevar o timbre de sua voz —de uma suavidade agridoce—, foi o grande acerto de sua intervenção. O principal erro dos reformadores da política é tentar transformar os maus em bons. O sistema só melhorará quando os bons tiverem suficiente maldade para impor sua bondade. Leia mais.

Advertisement
Advertisement