Sergio Moro se nega a dizer se ditadura é termo preciso

A nota, de Josias de Souza, poderia envergonhar ao saudoso padre Orivaldo Robles, a quem se diz que Sergio Moro admirava:

A dúvida, como se sabe, produz insônias torturantes. A certeza, inversamente, funciona como um sonífero irresistível. Ao migrar do posto de juiz da Lava Jato para o cargo de ministro da Justiça, Sergio Moro conspirou contra o próprio sono.

Após flexibilizar suas certezas quanto à gravidade do delito de caixa dois na comparação com o crime de corrupção, Moro tornou gelatinosas suas convicções sobre o significado de ternos como “ditadura” e “golpe militar”.
Moro foi citado no miolo de uma ampla reportagem do New York Times sobre a decisão de Jair Bolsonaro de comemorar o golpe de 1964. O jornal anotou que, em 2017, o então juiz da Lava Jato chamara “a ditadura militar” de “grande erro”. Na semana passada, entretanto, o agora ministro “se recusou a dizer se os termos ‘golpe’ e ‘ditadura’ são historicamente precisos”. Sob Bolsonaro, informa o NYT, Moro prefere afirmar: “O que realmente interessa é que nós recuperamos nossa democracia”.
Então, tá!

(Foto: Correio da Manhã/Arquivo Nacional)
Advertisement
Advertisement