Político novo, hábito velho

Setenta e dois novos parlamentares já estão filiados ao plano de Previdência do Congresso, informa Lúcio Vaz, na Gazeta do Povo.

Somados aos 170 que foram reeleitos ou retornaram ao mandato, são 242 parlamentares inscritos no plano que vai ser extinto pela reforma da Previdência, mas continuará concedendo aposentadorias por tempo indeterminado para quem tem “direito adquirido”. Após a promulgação de emenda constitucional da reforma, não entrará mais ninguém no plano.
Cinquenta e quatro novos deputados, com idade média de 43 anos, responsáveis pela chamada “renovação” da Câmara, aderiram ao velho PSSC. Luiz Philippe de Orleans Bragança (PSL-SP), que esteve cotado para a chapa do presidente Jair Bolsonaro no período pré-eleitoral, é um deles. Aos 49 anos, não tem um único mandato.
Luiza Canziani (PTB-PR), com apenas 22 anos, também aderiu ao plano de previdência. Após a promulgação da emenda constitucional, faltarão 34 anos de contribuição para conseguir a aposentadoria. Com o pedágio de 30%, serão 44 anos.
Nove deputados filiados ao PSSC têm direito à aposentadoria pelas regras do Instituto de Previdência dos Congressistas, que foi extinto em 1999 e substituído pelo PSSC. Entre eles estão Aécio Neves (PSDB-MG) e Gonzaga Patriota (PSB-PE), cada um com oito mandatos; Arlindo Chinaglia (PT-SP), com sete mandatos; e Ricardo Barros (PP-PR), com um total de seis mandatos. Leia mais.

Advertisement
Advertisement