Qual é o verdadeiro dia do jornalista?

De Talita Camargo:

Hoje, 7 de abril, dizem ser o dia do jornalista. Mas o profissional também é celebrado em 24 e 29 de janeiro. Tem ainda o dia 16 de fevereiro, 3 de maio e 1 de junho. Loucura? De forma alguma, jornalista merece muito mais que essas seis datas.

Afinal, dia 1º de janeiro também é dia do jornalista, 17 de junho, 25 de dezembro ou 12 de outubro, não há feriado que consiga uma folga geral para os jornalistas. Nem sei porque o espanto quando o pessoal do prédio nos vê sair e pergunta: “Você vai trabalhar na sexta da paixão?”. A resposta é: “Sim, tem condições?”. Mas mentalmente é outra: “Claro, daqui a pouco a senhora liga a TV e fica sabendo de tudo que aconteceu na cidade graças a mim e outros jornalistas”.
Quem vai atrás da notícia não para de correr, a menos que tenha sido salvo pela escala de plantão. E quando tá de folga ainda vê pauta em tudo em quanto é canto, quem é sabe como funciona.
Tem jornalista de folga que é capaz de mandar vários registros do que vê na cidade para quem bateu ponto, faz vídeos e por pouco não grava ou escreve uma matéria inteira. Eu já vi vários colegas fazerem isso, tudo porque jornalista que é jornalista tem o olhar fisgado pelo que é mais que um fato. Assim, quando me perguntam qual é o dia do jornalista respondo sem medo: todo dia. E como pegamos no batente de sol a sol também comemoramos cada exclusiva, as boas entrevistas, algo que surtiu efeito prático na cidade. Então, temos 365 dias ao ano, 365 dias de informação, muito trabalho e felicidade.

Lista dias do jornalista
24.1 – Dia de São Francisco de Sales, padroeiro dos jornalistas (tenho que contar, acabei de descobrir que temos um santo)

29.1 – Depois de 7 de abril é a mais citada, mas sabe-se pouco sobre a razão da data. Pode ter surgido em homenagem ao jornalista e abolicionista José do Patrocínio (que teria morrido nesta data) até ter uma motivação católica. Não fui precisa porque não encontrei outra justificativa.

16.2 – Dia do repórter, uma das funções do jornalismo. Embora também existam assessores, produtores, editores e mais umas cem funções para quem escolheu a profissão.

3.5 – Considera-se como Dia do Jornalista por ser a data da Liberdade de Imprensa, decretada pela ONU em 1993.

7.4 – Criado pela Associação Brasileira de Imprensa em homenagem a João Batista Líbero Badaró, médico e jornalista, que foi assassinado por inimigos políticos, em São Paulo, em 22 de novembro de 1830. O movimento popular gerado pela morte de Badaró levou à abdicação de D. Pedro I, no dia 7 de abril de 1831. Olha que interessante, foi o efeito do fato que deu origem ao dia e não o acontecimento inicial.

1.6 – Dia que o primeiro jornal circulou no Brasil, o Correio Brasiliense, em 1808.
_________
(*) Publicado originalmente em 2015.

Advertisement
Advertisement