Indicação para Educação hostiliza os militares do governo

A escolha de Abraham Weintraub para o Ministério da Educação tem muito mais importância do que parece. Evidencia que Jair Bolsonaro decidiu, ou a tanto está sendo aconselhado por seus estrategistas (quais?), a ampliar a distância, que já não é pequena, com o chamado “núcleo militar” do governo.

O problema de uma mentalidade que se deixa capturar por teorias conspiratórias é que passa a ver inimigos na própria sombra. Bolsonaro e alguns fanáticos estão convencidos, seguindo as teorias de Olavo de Carvalho, o guru, que também os militares foram tocados pelo espírito do Mal — no caso, o comunismo. Não é que eles tenham se convertido ao dito-cujo ou façam de forma diligente e deliberada a vontade dos comunistas. Seriam seus instrumentos passivos.
Notaram? Por essa formulação, será comunista todo mundo que Olavo decidir que é. Para tanto, basta que não lhe façam a vontade ou que sua leitura do mundo seja contestada. É claro que vai dar errado. Weintrab, o escolhido para o cargo, já disse em palestra que os comunistas estão no comando de organizações financeiras, empresas e imprensa. Leia mais.

Advertisement
Advertisement