STF censura revista e site por reportagem sobre Toffoli

“O ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes censurou na manhã desta segunda-feira a revista Crusoé e o site O Antagonista. Moraes determinou que ambos os veículos de comunicação, que fazem parte do mesmo grupo editorial, retirem “imediatamente” do ar reportagem que abordava a citação do presidente da Corte, Dias Toffoli, na delação premiada do empreiteiro Marcelo Odebrecht.

A matéria, intitulada “O amigo do amigo de meu pai” (codinome usado pela Odebrecht para se referir a Toffoli), foi capa da edição do último fim de semana da revista. O descumprimento da ordem judicial implicará multa diária de R$ 100 mil.
Segundo texto divulgado pelo O Antagonista, Alexandre de Moraes também determinou que a Polícia Federal (PF) intime os responsáveis pela reportagem “para que prestem depoimentos no prazo de 72 horas”. O ministro do STF, em seu despacho, entendeu haver “claro abuso no conteúdo da matéria veiculada”.
A “autorização” para que Moraes investigasse a reportagem partiu do próprio Dias Toffoli. Na sexta-feira (12), Toffoli argumentou que “pessoas e sites ignóbeis” propagam “mentiras” destinadas a atingir as “instituições brasileiras”. Como Alexandre de Moraes é quem conduz o inquérito aberto pelo Supremo para apurar notícias falsas contra ministros da Corte, ele ficou responsável pelo caso. Ele entendeu que a reportagem era um exemplo de “fake news”.
Leia mais na Gazeta do Povo.

(Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)
Advertisement
Advertisement