Reforma administrativa passa em primeiro turno na Assembleia

A primeira etapa da reforma administrativa proposta pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior foi aprovada hoje pela Assembleia Legislativa do Paraná, em 1° turno. A proposta que reduz o número de secretarias de 28 para 15 e reorganiza o organograma do Estado teve apoio de 44 deputados e apenas cinco votos contrários.

Votaram contra os deputados Soldado Fruet (Pros), Boca Aberta Junior (Pros), Requião Filho (MDB), Tadeu Veneri (PT) e Luciana Rafagnin (PT). Dos deputados por Maringá, todos votaram favoravelmente.
Segundo o governo estadual, a reestruturação da máquina pública prevê economia anual de R$ 10,6 milhões aos cofres estaduais a partir da redução de pastas e extinção de 339 cargos comissionados e funções gratificadas. Na sequência, o governo vai encaminhar o legislativo mais duas etapas da reforma: junção de autarquias e redução da estrutura física. No total, o Estado estima economizar R$ 260 milhões com a reforma completa.
Segundo o governador Carlos Massa Ratinho Junior, a ideia da reforma passa pela economia e também pela necessidade de tornar a máquina pública mais ágil e eficiente. “Nosso é economizar recursos públicos, mas também reestruturar a máquina para torná-la mais eficiente na entrega de serviços à população. Essa mudança passa a valer como um novo horizonte para o Paraná”, afirma.
Na votação desta terça-feira, o projeto da reforma recebeu 19 emendas, que serão avaliadas pela Comissão de Constituição de Justiça antes de voltarem ao plenário. A tendência é que a proposta seja aprovada de maneira definitiva na semana que vem. (C/ AEN)

Advertisement
Advertisement