Projeto para o agronegócio regional começa a ser elaborado amanhã

Servidores públicos das 30 cidades da área de abrangência da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense, pesquisadores da Universidade Estadual de Maringá, profissionais do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Paraná e da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento começam amanhã a elaborar o primeiro projeto voltado para impulsionar o agronegócio na região.

O grupo de trabalho vai se reunir no auditório da reitoria, localizado no campus sede da UEM. O encontro vai começar às 9h e o projeto é o passo inicial da nova parceria entre a Amusep e a UEM. O presidente da Associação, prefeito de Atalaia, Fábio Fumagalli Vilhena de Paiva, destaca que o foco é definir uma área de atuação que contemple a maioria dos municípios. “Vamos buscar resultados que gerem renda, empregos, diversificação nas pequenas propriedades rurais e contribuam para fixar o homem no campo. Principalmente, os jovens que tendem a abandonar as origens para se instalar nos centros urbanos”, ressalta.
Para o reitor da UEM, Júlio César Damasceno, o ambiente criado pela nova dimensão da parceira com a Amusep vai refletir na melhoria da qualidade de vida e no bem-estar da população. “Vamos transformar o conhecimento acumulado e as pesquisas realizadas pela Universidade em progresso e inovação”, acrescenta.
Na opinião do gerente Regional da Emater, César Miguel Candeo dos Santos, os projetos elaborados a partir da nova parceria precisam fortalecer os canais de distribuição e consolidar estruturas que promovam a união dos agricultores. “Temos que usar a tecnologia disponível para tornarmos nossa produção mais competitiva no mercado”, justifica.
A reunião desta quinta-feira é a primeira de um ciclo de três que foi definido para concluir o conteúdo do projeto que inaugura a nova fase da parceria. No dia 3 ocorrerá o segundo encontro. No dia 14, o Plano de Ação será validado e, em seguida, será feita a divulgação de como a iniciativa será colocada em prática e a estimativa do surgimento dos resultados iniciais.
Entre os dias 16 e 18, o documento será entregue ao governador do Estado do Paraná, Carlos Roberto Massa Júnior, Ratinho Júnior, durante a instalação do governo itinerante, em Maringá, como parte integrante da programação da 47ª Exposição Feira Agropecuária, Industrial e Comercial da cidade, a Expoingá 2019.

Advertisement
Advertisement