60 anos promovendo o amor

O Albergue Santa Luíza de Marillac completou ontem 60 anos de existência. O arcebispo dom Anuar Battisti celebrou missa com a presença dos acolhidos do albergue e do frei Francisco, guardião geral da Associação e Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus, responsável pela gestão do Albergue.

A entidade continua sendo a grande referência em obras sociais, uma casa de passagem mantida por doações, que abriga pessoas em situação de vulnerabilidade sociais, fundada por dom Jaime Luiz Coelho.
A propósito, dom Anuar publicou o seguinte texto em suas redes sociais:

60 anos do Albergue Santa Luiza de Marillac

O Albergue Santa Luiza de Marillac de Maringá foi fundado em 27 de Março de 1959 pelas mãos do grandioso e visionário Dom Jaime Luiz Coelho, três anos após tomar posse como 1º Bispo da mais nova Diocese do Noroeste do Paraná.
Em um momento de plena expansão da promissora cidade, que há apenas oito anos havia sido elevada ao título de Município, nasce no coração da Igreja Católica e da “Cidade Canção” esta fantástica Casa de Misericórdia com uma missão bem definida: acolher, amar e servir aos mais necessitados!
Tudo isso possível graças à Divina Providência e ao sim generoso de pessoas comprometidas com o Reino, especialmente como as Irmãs Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo, através da irmã Sebastiana Domingues, Delfina Gretter e Ivone Nazari, que chegam na primeira hora desta nobre missão, sem medir esforços e dedicação.
Desde o início, onde contava com uma pequena estrutura mas uma ousada proposta, o Albergue oferece acolhimento para pernoites, refeições, roupas, calçados, e acima de tudo, esperança e Amor!
Classificado como acolhimento institucional em modalidade de Casa de Passagem, beneficia pessoas em situação de vulnerabilidade social, marginalizadas ou peregrinas nas estradas da vida, que acabam encontrando abrigo certo e seguro e promoção humana.
Ao longo dos 60 anos de sua existência, o Albergue passou por inúmeras melhorias e ampliações, atingindo mais de 3.600 m² de área construída em um espaço estratégico no coração da Cidade de Maringá. Sempre contando com uma equipe qualificada de profissionais, voluntários, benfeitores, sacerdotes e religiosos.
Atualmente, realiza em média, por ano: mais de 5.000 atendimentos psicossociais; mais de 20.000 abrigamentos, serve mais de 100.000 refeições, oferta mais de 110.000 itens entre peças de roupas, calçados, cobertores, móveis, produtos de higiene pessoal; e, além de cuidar do corpo, oferta atendimentos para a alma, através das Santas Missas, grupos de oração, catequese, terços, grupos de apoio para dependência química e direcionamentos espirituais.
Para a sobrevivência de todos estes serviços, o Albergue conta com recursos próprios e governamentais, sendo a sua maior e esmagadora parte, proveniente de doações da população de toda a Região, que não mede esforços para continuar acreditando nos ideais deste projeto.
Hoje, por meio da pessoa de Dom Anuar Battisti, outro incansável amigo dos pobres e empreendedor da Misericórdia, o Albergue é dirigido por um grupo de leigos comprometidos e pela Associação e Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus, entidade franciscana a Serviço da Vida, presente em mais de 70 Serviços de Assistência e Saúde em vários estados do Brasil, no Haiti e em Portugal.
Albergue Santa Luiza de Marillac… há 60 anos, Promovendo o Amor!

Advertisement
Advertisement