Grupo técnico trabalha para implementar Estatuto da Metrópole

O engenheiro civil José Edmir Gaspar Falkemback (foto), coordenador do escritório regional do Paranacidade em Maringá, fará parte do grupo técnico do Estatuto da Metrópole.

Entre as funções do grupo está definir metodologia de trabalho e cronograma de atividades para a implementação do Estatuto da Metrópole, que disciplinará a criação de regiões metropolitanas e outras categorias de unidades regionais previstas na Constituição Federal.
A resolução que dispõe sobre o GT foi assinado pelo secretário de Desenvolvimento Urbano, João Carlos Ortega, e designa a engenheira cartógrafa Virgínia Thereza Nalini para coordenar o grupo, que tem 17 integrantes.
O Estatuto das Metrópoles, que será implantado com base nos estudos oficiais do IBGE e da Sedu/Paranacidade, vai analisar e elaborar pareceres sobre as propostas de criação de novas regiões metropolitanas, prestar assistência técnica e institucional e rever as legislações das regiões metropolitanas já instituídas, além de identificar as fontes de recursos disponíveis, e mensurar os custos envolvidos para a implantação do estatuto, incluída a elaboração dos Planos de Desenvolvimento Urbano Integrados das regiões metropolitanas de Cascavel, Londrina e Maringá, assim como desenvolver modelo de governança interfederativa provisório para a implantação do Estatuto da Metrópole nas três regiões citadas.

PRÉ-CANDIDATOS
O deputado federal Ricardo Barros continua focado na política paroquial.
No sábado ele vai reunir pré-candidatos a vereador em seu escritório político, conhecido Posto Ipiranga, na avenida Prudente de Morais.

CHEFIA DO IAP

Antonio Carlos Cavalheiro Moreto deve ser confirmado ainda esta semana como novo chefe do escritório regional do Instituto Ambiental do Paraná em Maringá.
Servidor do IAP desde 1990, ele foi nomeado pelo governador Ratinho Junior, em fevereiro, chefe da regional de Cianorte, na mesma portaria que nomeou Renato Dalla Costa para o cargo em Maringá. Dalla Costa, dias atrás, confirmou que deixaria o cargo, alegando motivos de saúde.

Advertisement
Advertisement