Deputada quer cancelar criação do Parque Nacional dos Campos Gerais

Do Blog do Johnny:

A deputada federal Aline Sleutjes (PSL), de Castro, nos Campos Gerais, encaminhou no último dia 8, ao ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, ofício com “objetivo: avaliar a possibilidade de cancelar o decreto de criação ou alterar de Parque para Monumento Nacional o hoje denominado Parque Nacional dos Campos Gerais”.

Para a parlamentar, “a área delimitada não sofre risco de dano ambiental e está protegida por legislações atuais”. “Tendo consequências danosas imediatas dessas ações para os proprietários dos imóveis contidos no referido perímetro”, defendeu.
O Parque Nacional dos Campos Gerais é uma unidade de conservação brasileira, situada na região dos Campos Gerais, e possui aproximadamente 21.300 hectares de área, abrangendo os Municípios de Carambeí, Castro e Ponta Grossa. Foi criado há 13 anos, pelo decreto federal de 26 de março de 2006, com objetivos de preservar os ambientes naturais existentes com destaque para os remanescentes de floresta ombrófila mista e de campos sulinos, realizar pesquisas científicas e desenvolver atividades de educação ambiental e turismo ecológico. Sua fauna é composta por espécimes como a gralha-azul, o lobo-guará, a suçuarana e o tamanduá-bandeira.
A área abriga imensas formações rochosas, que impressionam por suas formas em campo de pradarias verde. Também pode ser observado ao longo do parque pinturas rupestres.
Leia mais.

Advertisement
Advertisement