Lepac pode se tornar Laren

Na quinta-feira um técnico do Laboratório Central do Estado (Lacen), a convite da 15ª Regional de Saúde, vem a Maringá para dar início ao processo de viabilidade para transformar o Lepac (Laboratório de Ensino e Pesquisa em Análises Clínicas) em Laren – Laboratório Regional.

O Lepac, como se recorda, vive dificuldades, assim como, alega a reitoria da Universidade Estadual de Maringá, o Hospital Universitário Regional Said Ferreira. Hoje, os coordenadores dos cursos de Enfermagem e Medicina se reuniram com o diretor da 15ª Regional de Saúde, Ederlei Alkamim, o reitor Julio Damasceno e o vice-reitor Ricardo Dias Silval, além de servidores técnicos de departamentos da 15ª RS e os coordenadores dos cursos de Enfermagem, Grace Jacqueline Aquiles, e de Medicina, Roberto Esteves, ambos professores.
Os participantes discutiram a questão da integração e parcerias da UEM com a Regional de Saúde para desenvolver ações voltadas ao desenvolvimento regional da saúde pública e do ensino de graduação em saúde.
A reunião ainda serviu para a discussão de propostas de avanços na integração da UEM com a 15ª RS e outros setores estratégicos do município e região, que resultem em ações de melhoria e consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS) na região. Com sede em Maringá, a 15ª Regional de Saúde, ligada à Secretaria de Saúde do Paraná (Sesa), engloba 30 municípios, incluindo o de Maringá.

(Foto: UEM)
Advertisement
Advertisement