Turismo rural é tema de fórum

A Expoingá 2019 sediará o 1º Fórum Paranaense de Turismo Rural no dia 15 de maio, das 13h às 17h, no Restaurante Central do Parque Internacional de Exposições de Maringá.

O evento, promovido pela Sociedade Rural de Maringá, Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural, com apoio da Rede de Turismo Regional, Prefeitura de Maringá e Governo do Paraná, reunirá grande nomes que pesquisam e promovem o assunto no Estado e no país, para uma tarde de debate e fomento as atrações da terra.
Entre os palestrantes, a programação contará com a presença do secretário de Turismo de Bonito (MS), Augusto Barbosa Mariano (foto), que é uma referência de sucesso do turismo rural no Brasil.
Além disso, os participantes irão se inteirar sobre o cenário do turismo rural regional, o circuito de caminhadas na natureza, incluindo uma palestra sobre o planejamento de gestão e ações que promovem o campo, por Maria Iraclézia de Araújo, presidente do Convention & Visitors Bureau Maringá e da SRM.
Maringá conta com grupos de caminhada na natureza e eles tem aumentado, tanto em volume como em número de grupos ao longo do tempo. “Podemos considerar lazer aliado ao esporte não competitivo. Temos sete circuitos de caminhadas no município. É uma tendência com cada vez mais adeptos. Isso movimenta e diversifica a renda do produtor rural”, relata Daniele Bertaglia, assistente social da unidade regional do Emater, uma das palestrantes envolvidas na organização.
Ainda haverá a apresentação de cases de sucesso de Paiçandu e Itaguajé, duas cidades paranaenses. “Com o grande interesse de contemplar a natureza, fugir da realidade urbana e curtir momentos de lazer no campo, temos visto que o turismo rural tem crescido muito e é um bom ramo para se investir”, conclui.
A 47ª Expoingá trabalha com ações ligadas ao Objetivo do Desenvolvimento Sustentável (ODS), dentro de várias de suas atrações e projetos expostos ao longo dos dias da feira. Esta ação atende o 4º, 6º e 8º ODS da lista dos 17 fixados pela Organização das Nações Unidas (ONU), que trata educação de qualidade, água limpa e saneamento, emprego digno e crescimento econômico.

Advertisement
Advertisement