Depen recebe novas armas, equipamentos e veículos de escolta

O governador Carlos Massa Ratinho Junior entregou hoje, em cerimônia no Palácio Iguaçu, novas armas, rádios comunicadores e veículos de escolta ao Departamento Penitenciário do Paraná (Depen).

Os investimentos somam R$ 22 milhões, com recursos oriundos do próprio Estado e também do Fundo Penitenciário Nacional (Funpen). O investimento tem como objetivo equipar e modernizar o sistema prisional do Paraná.
O pacote contempla 2,8 mil pistolas, 40 fuzis, 1,7 mil rádios comunicadores digitais com sistema próprio de interoperabilidade e capacidade de interlocução entre cidades diferentes, além de 10 caminhões modelo F4000 para o transporte de presos. “O Estado é para investir naquilo que é prioridade, no caso a segurança dos agentes penitenciários. A violência se vence com inteligência e a presença física de policiais. Sonho com o dia em que nossos agentes parem de abrir cadeado para mexerem com software, seguros, sem contatos com os presos”, afirmou o governador.
“Há um ano nossos agentes não tinham uma arma funcional, agora terão armas para defesa pessoal. É mais segurança para uma profissão de alto risco”, completou Francisco Caricati, diretor do Depen. Os veículos e rádios comunicadores serão distribuídos para todas as regionais onde o Depen possui unidades penais. Os armamentos serão destinados, em parte, ao Serviço de Operações Especiais (SOE), grupo de elite que atua em situações de crise, e também aos demais agentes, que receberão pistolas para o uso na modalidade de cautela, ou seja, quando não estiverem no local de trabalho. Leia mais.

Advertisement
Advertisement