Coisas de Maringá

Maringá completa hoje 72 anos. Vale destacar alguns fatos e acontecimentos que foram os primeiros da cidade. O primeiro trem da então Rede Viação Paraná Santa Catarina que chegou em Maringá tinha o número 608 e foi na Gestão Inocente Villanova Júnior. A primeira bomba de gasolina na cidade foi instalada por Ângelo Planas; Onéssimo Ferraz foi o primeiro coletor estadual de Maringá e foi Durval Francisco dos Santos quem instalou a primeira máquina de arroz.

A primeira relojoaria e ouriversaria da cidade pertenceu a Ermelindo Bolfer, o primeiro Tabelionato de Notas pertenceu a Esmeraldo Leandro, o primeiro vereador eleito presidente da Câmara Municipal de Maringá foi Arlindo de Souza, o primeiro cinema da cidade foi o Cine Primor, no Maringá Velho, que incendiou-se no dia 2 de novembro de 1949, quando exibia o filme “Brutalidade”. O primeiro médico de Maringá foi o dr. Lafayete da Costa Tourinho, o primeiro maringaense a outorgar uma procuração em cartório foi João Alves de Souza, o primeiro farmacêutico foi Mário Siqueira Jardim, o primeiro dentista prático foi Primo Monteschio; o primeiro casamento foi de Deocleciano Rorta com a Angelina Carniato, no dia 2 de julho de 1949, o primeiro juiz de Direito foi o Dr. Zeferino Mozzato Krukoski, e o primeiro Promotor Público foi o Dr. João Paulino Vieira Filho.
Existe uma divergência com relação ao primeiro delegado de polícia, pois alguns afirmam que foi Arlindo de Souza e outros que foi Mario Jardim. Existe uma divergência também com relação ao primeiro comerciante de Maringá, com uns afirmando ter sido Francisco Luca e para outros foi José Abrão. O primeiro jornal de Maringá foi o Maringá Jornal, e o primeiro jornal diário foi O Jornal editado por Ivens Lagoano Pacheco, a primeira revista editada foi a Maringá Ilustrada, fundada por Aristeu Brandespin que depois fundou a revista NP (Novo Paraná); o primeiro coletor federal foi Arlindo Assis Montanha de Andrade, casado com Márcia de Windson que foi famosa artista de televisão.
O Hotel Maringá foi o primeiro e seu dono José Inácio da
Silva tornou-se conhecido por Zé Maringá, a primeira indústria instalada no município foi a Cerâmica Paissandu, do Waldemar Gomes da Cunha, a primeira “jardineira” que circulou na região era da Viação Garcia e ficou conhecida como “Catita”. O primeiro maringaense registrado na cidade foi Juracy Cordeiro da Silva, filho do José Inácio da Silva. O primeiro locutor esportivo de Maringá foi Francisco Dias Rocamora.
É impossível continuar todos os que foram primeiro ou foram pioneiros, mas a todos que construíram e aos que continuam construindo a nossa Maringá, a gratidão e o respeito de todos os maringaenses e daqueles que adotaram Maringá como sua cidade.

“O Espírito do Senhor está sobre mim, pelo que me ungiu para evangelizar os pobres” (Lucas 4-18)

FALECIMENTO
O comerciante Geraldino Ferreira da Silva, de 81 anos, pai da advogada Valéria da Silva Galdino Cardin, faleceu na última quarta-feira. O sepultamento ocorreu ontem no Cemitério Alamandas, na cidade de Londrina.

LANÇAMENTO
Hoje, em Foz do Iguaçu o presidente brasileiro Jair Messias Bolsonaro e o presidente paraguaio Mário Benitez lançam a pedra fundamental para a construção da segunda ponte ligando Brasil ao Paraguay.

TERÇO NA PRAÇA
Devotos de Nossa Senhora de Fátima estão convidados para o tradicional Terça na Praça, que será hoje às 18 horas na Praça Raposo Tavares.

MEGA SENA
Ninguém acertou os números 21, 23, 37, 44, 46 e 48 do concurso 2.149 da Mega Sena, embora um maringaense tenha feito a quina e faturado R$ 175 mil. A previsão do prêmio acumulado para amanhã, no concurso 2.150 é de cerca de R$ 275 milhões.

LEILÃO
Hoje, a partir de 19 horas na Expoingá será realizado o Leilão das Dez Marcas, com 1.200 animais da raça Nelore. O evento é de responsabilidade da LeiloIngá.

AGENDA CHEIA
O senador Flávio Arns, contando com o apoio de seu assessor parlamentar, Flávio Vicente, está em Maringá desde ontem, com uma agenda cheia, inclusive prestigiando a Expoingá.

NOVA DERROTA
O ministro da Justiça Sérgio Moro sofreu uma nova derrota. Por 14 votos contra 11 a Comissão Especial que analisa a Medida Provisória da Reforma Administrativa que o COAF-Conselho de Controle de Atividades Financeiras-, decidiu que o Coaf fica no Ministério da Economia e não no Ministério da Justiça, como Moro queria.

SEMPRE O ÚLTIMO
Aquele negócio de que o principal envolvido é sempre o último a saber vale muito também na política. Há quase 30 dias o jornalista e blogueiro Angelo Rigon havia informado que o advogado Rogério Calazans perderia o comando do PRB de Maringá. Houve o desmentido, a afirmação de que a direção do partido em Maringá estava fortalecida, e agora veio a confirmação: Calazans perdeu o comando do partido.

ANIVERSÁRIOS
Estão aniversariando hoje:
Maringá, Osmar Dias, Carlos Afonso Bortolotto, Alexandre Henrique, Saulo de Melo, Sergio Nakagawa, Padre Genivaldo Ubinge, Cleusa Mochiutti, Paulo Roberto Hapner, Nivaldo Barbosa de Lima, Ivo dos Anjos Pires Júnior, Edvaldo de Souza Cardoso, Clélio Inácio da Silva, Silvio Ferreira da Silva, Paulo Eduardo Ferreira, Doris Pereira, Flor Duarte, Leonice Edvete Veltrini e Sebastião de Ponte.

(Foto: CMNP/Museu da Bacia do Paraná)
Advertisement
Advertisement