Transplantados correm risco de perder órgãos por falta de remédios no SUS

Reportagem de Patrick Camporez sobre a falta de remédios do SUS que ameaça transplantados ganhou chamada de capa na edição deste sábado em O Globo. O sistema funcionou sem grandes problemas até o maringaense Ricardo Barros assumir o Ministério da Saúde.

Estão em falta 25 drogas indicadas para evitar a rejeição do organismo aos órgãos transplantados. Edson Arakaki, presidente da Associação Brasileira de Transplantados, pergunta: “Como incentivar a doação, se o transplantado não tem acesso a remédios e não tem como manter o órgão?”. Segundo ele, depois de o sistema funcionar por mais de 20 anos sem grandes intempéries, a crise na distribuição vem se agravando desde 2017, durante a gestão de Ricardos Barros no Ministério da Saúde.
“Naquele momento político, de contingenciamento, o ministro resolveu mudar o sistema de compra. Com isso, começou um momento muito dramático para os transplantados. Atualmente, todo mês falta remédio para este público. As pessoas vivem uma peregrinação para conseguir. As filas nos centros de dispensação são imensas. Leia mais.

Advertisement
Advertisement