‘Desfile histórico’, diz prefeitura

O desfile comemorativo dos 72 anos de Maringá, realizado na manhã de hoje, segundo a prefeitura reuniu cerca de 15 mil pessoas na avenida Tiradentes, para onde se deslocou o evento este ano, tradicionalmente realizado na avenida XV de Novembro.

Na avenida, mais de 4 mil integrantes representativos de mais de 70 entidades consolidaram o desfile como o maior da história. A duração do desfile, com mais de 2 horas, reafirmou seu caráter histórico. Veja mais fotos aqui.
Depois da execução hinos Nacional e do Paraná, a cantora Maria Maria Madalena Martins Alves, acompanhada do pianista Vicente Henrique Neves, cantou a canção ‘Maringá’, de Joubert Carvalho. Na sequência começou o desfile, com a entrada na avenida do Tiro de Guerra. No veículo militar que liderava a tropa estava ex-vereador Edi Froeming, que integrou a missão de paz na guerra entre Egito e Israel, no Canal de Suez, em 1957.
O tema do desfile este ano foi ‘Mulheres do Ingá: a força e a representatividade da mulher maringaense’, com direito a música-tema exclusiva e carros alegóricos simbolizando aspectos históricos importantes para sublinhar o passado das pioneiras. “Mais do que justo fazer essas referência à mulher, que precisa ser mais lembrada enquanto personagens importantes na construção de nossa história”, disse Miguel Fernando, secretário de Cultura, cuja pasta foi responsável pela organização do desfile.
“É uma alegria e emoção ser prefeito dessa cidade que comemora seus 72 anos. O momento é de gratidão a todos que construíram Maringá. Parabenizo e destaco aquelas pessoas que fizeram Maringá crescer e, aos novos maringaenses, que soma fazendo o bem e colocando Maringá como a melhor cidade para viver”, disse o prefeito Ulisses Maia, ao lado do vice-prefeito, Edson Scabora. O presidente da Câmara, Mário Hossokawa, e os deputados estaduais Do Carmo, Dr. Batista e Evandro Araújo e o deputado federal Enio Verri. Leia mais.

Advertisement
Advertisement