Parceria entre escola de equitação e SRM beneficia Hipismo de Maringá

Pelo segundo ano consecutivo, a movimentação na pista de julgamento da Expoingá será encerrada com a elegância e a beleza do hipismo, onde o público pode ver saltos de obstáculos por cavalos conduzidos por cavaleiros de diferentes idades, inclusive crianças pequenas.

A apresentação, que neste ano conta com o dobro do número de participantes da Expoingá passada, reflete o bom momento do hipismo maringaense.
Para o cavaleiro Otamires Costa, que está no hipismo há quase 30 anos, ganhou inúmeros prêmios e há 20 anos se dedica a repassar sua experiência às novas gerações, a parceria com a Sociedade Rural de Maringá está sendo fundamental para a expansão do esporte em Maringá e no noroeste do Paraná.
“O hipismo não é um esporte popular, porque é praticado dentro de hípicas, ambientes que historicamente estão relacionados à elite, mas quando as apresentações acontecem em lugares com público diversificado, como a Expoingá, pessoas de todas as classes vão assistir e pode surgir o interesse de crianças de praticar este tipo de esporte”, diz Otamires, lembrando que é do ver a prática que nasce o interesse por qualquer área, seja o futebol, o basquete, o tênis ou mesmo o piano, a guitarra, o canto. “Isto vale também para o hipismo”.
Ao mesmo tempo em que a escola de equitação dirigida por Otamires e a mulher dele, Rose Costa, contribui com a festa da Expoingá, muitas pessoas que viram a apresentação do ano passado, quando cerca de 40 cavaleiros e amazonas, em belos cavalos, fizeram saltos sobre obstáculos, se interessaram por assistir aulas. “Ao conhecer a escola, com toda a estrutura, a criança vai se apaixonar, principalmente depois de sentir que tem capacidade para dominar um cavalo de mais de 600 quilos”. (SRM)

Advertisement
Advertisement