Essa é a verdade e a verdade…

…tem que ser dita. Como esse bordão de Hélio Ribeiro, o maior comunicador que conheci de na atual existência que morreu em 2000, mas continua vivo e pode ser ouvido aqui, que favor da nova polêmica por um texto compartilhado pelo presidente Bolsonaro que diz que o Brasil é ingovernável sem conchavos.

Do texto destacamos um trecho: ‘Descobrimos que não existe nenhum compromisso de campanha que pode ser cumprido sem que as corporações deem suas bênçãos. Sempre a contragosto.Nem uma simples redução do número de ministérios pode ser feita. Corremos o risco de uma MP caducar e o Brasil ser OBRIGADO a ter 29 ministérios e voltar para a estrutura do Temer.Isso é do interesse de quem? Qual é o propósito de o congresso ter que aprovar a estrutura do Executivo, que é exclusivamente do interesse operacional deste último, além de ser promessa de campanha? (…)Querem, na verdade, é manter nichos de controle sobre o orçamento para indicar os ministros que vão permitir sangrar estes recursos para objetivos não republicanos. Historinha com mais de 500 anos por aqui.Que poder, de fato, tem o presidente do Brasil? Até o momento, como todas as suas ações foram ou serão questionadas no congresso e na justiça, apostaria que o presidente não serve para NADA, exceto para organizar o governo no interesse das corporações. Fora isso, não governa.Se não negocia com o congresso, é amador e não sabe fazer política. Se negocia, sucumbiu à velha política. O que resta, se 100% dos caminhos estão errados na visão dos “ana(lfabe)listas políticos”?A continuar tudo como está, as corporações vão comandar o governo Bolsonaro na marra e aprovar o mínimo para que o Brasil não quebre, apenas para continuarem mantendo seus privilégios.
Meu comentário (Akino): Essa é a pura verdade. Presidente não tem poderes, no Brasil. Lula que falou, antes, que havia 300 picaretas no Congresso, ao ser eleito teve que se unir a eles e só não caiu no mensalão por que era um processo que envolvia eles. Temer aprovaria uma reforma da previdência, bem ou mal, mas teve que gastar o seu capital, digamos político, para negociar a não recebimento de denúncias contra ele. Agora com Bolsonaro, o que parecia ser diferente, está se repetindo. Há falhas, o governo é fraco, mas a sacanagem do Congresso, com a participação da maioria de deputados e senadores, ao que parece, estaria acontecendo. Finalizo lembrando, mais uma vez Hélio Ribeiro, que morto em 200, continua vivo, graças ao trabalho de pessoas como Onofre Favoto (irmão do Francisco).
Akino Maringá, colaborador

Advertisement
Advertisement