Concessão polêmica

Por Humberto Boaventura:

A concessão do parque de exposições para a Sociedade Rural de Maringá (SRM) é um deboche para todos os maringaenses.

O bem público conhecido por Parque de Exposições, com área de 228 mil m2, foi criado em 10/07/1963 através da lei municipal 252/67 com subvenção orçamentária de Cr$ 5 milhões. Por meio da lei 1.380/1980 ocorreu a cessão de uso gratuito à Sociedade Rural de Maringá por 20 anos.
Por fim por meio de contrato de concessão de uso firmado em 2015 foi renovado o uso em favor dos ruralistas por mais 30 anos. Ao final de mais uma exposição a SRM divulgará números grandiosos de visitação e negócios.
Mas a verdade é uma só, constitui verdadeiro deboche essa concessão benevolente face aos interesses dos contribuintes maringaenses. A Expoingá é uma festa que impede uma família de 4 membros com renda de até 2 salários mínimos participarem visto que tudo é muito caro, entrada, estacionamento, comida, bebida.
A SRM lucra milhões com a exploração do local na festa mais conhecida da cidade e durante o ano todo com as locações para eventos. O mínimo que se exigiria é que a entrada para a Expoingá fosse gratuita. Durante a história houve muito dinheiro público investido em favor da SRM.
Além disso a cidade é carente de espaço público para festas da juventude e realização do carnaval popular com segurança sendo que o município não pode usar um bem de seu domínio para essa finalidade. Se não bastasse tudo isso o contribuinte paranaense à revelia de sua vontade ajuda a financiar uma entidade retrógrada que age a todo momento contra os interesses do povo e financia ruralistas contra trabalhadores do campo. Por tudo isso a concessão é uma vergonha para padrões mínimos de zelo com o patrimônio público!
_______
(*) Humberto Boaventura é advogado em Maringá

(Foto:SRM)
Advertisement
Advertisement