Deputados paranaenses aprovam projeto que chama a atenção e faz alerta sobre o câncer de boca

Conscientizar a população sobre a importância de prevenir e combater o câncer de boca. Este é o objetivo do projeto de lei nº 218/2019, de autoria do deputado Ademar Traiano (PSDB), presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, aprovado em primeiro turno na sessão plenária de ontem.

O projeto que cria uma campanha de conscientização sobre a doença. A proposta está em sintonia com a Organização Mundial da Saúde (OMS) que estima que a prevenção pode ajudar a reduzir a incidência de câncer em cerca de 25% até 2025.
Traiano lembra que o câncer é, desde 2003, a segunda maior causa de morte no Brasil, conforme dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca). E que dentre as neoplasias malignas com maior incidência está o câncer de boca, que afeta os lábios, a língua e as mucosas da cavidade oral, podendo atingir ossos, músculos e outros tecidos dessa região. Estatísticas publicadas pelo Inca mostram que morreram no Brasil, em 2015, em consequência dessa doença 5.898 pessoas, sendo 4.672 homens e 1.226 mulheres. O estudo é do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) criado pelo Datasus (Departamento de Informática do SUS) para a obtenção regular de dados sobre mortalidade no país. Leia mais.

Advertisement
Advertisement