A energia do Paraná

Por Guto Silva:

O Sudoeste e o Oeste do Paraná ganharam nesta semana mais uma importante hidrelétrica, com a entrada em operação da Usina Baixo Iguaçu. Construída entre Capanema e Capitão Leônidas Marques por Copel e Neoenergia, a usina tem 350 megawatts de potência instalada, energia suficiente para atender um milhão de pessoas. É mais uma demonstração da pujança do nosso Estado.

Como tem destacado o governador Carlos Massa Ratinho Júnior, num ano de recuperação para a economia brasileira, o Paraná vem mostrando sua força. A entrega de um empreendimento deste porte, com R$ 2,3 bilhões de investimento, é mais uma agenda positiva que o nosso Paraná apresenta ao País.
Baixo Iguaçu gerou mais de 3 mil empregos no pico da obra. Durante a construção, a Usina realizou convênios com as prefeituras na área do entorno para a promoção de benfeitorias nas áreas de saúde, educação, segurança pública, infraestrutura, turismo e lazer.
Entre as ações, destacam-se ampliação de escola pública, construção de unidade de polícia, instalação de câmeras de segurança, compra de equipamentos de saúde e capacitação de empreendedores de turismo. São benefícios importantes para Capanema, Capitão Leônidas Marques, Realeza, Planalto e Nova Prata do Iguaçu.
Com geração de energia limpa, Baixo Iguaçu é exemplo de sustentabilidade e também vai ajudar a regular o fluxo das Cataratas do Iguaçu, permitindo uma vazão maior em períodos de seca ou um menor fluxo durante as cheias.
A construção da usina cumpriu rigorosos critérios de preservação ambiental e de desenvolvimento social, gerando um modelo sustentável que deixa um legado de benefícios para a região.
Vale lembrar que a entrega de Baixo Iguaçu acontece quando outra grande usina da região, Salto Caxias, comemora duas décadas de inauguração. Instalada em Capitão Leônidas Marques, a Usina Salto Caxias foi construída também no Rio Iguaçu e entrou em operação em março de 1999.
Vinte anos depois, o Sudoeste e o Oeste do Estado, terra de gente valorosa e trabalhadora, finalizam mais uma grande obra, garantindo energia para o desenvolvimento do Paraná e do Brasil.
______
(*) Guto Silva é chefe da Casa Civil do Governo do Paraná

(Foto: Rodrigo Felix Leal/ANPr)
Advertisement
Advertisement