Compreendendo as parábolas

Parábolas na Bíblia (Editora Paulus, 240 páginas), o mais novo livro do professor e escritor Luiz Alexandre Solano Rossi, com Valmor da Silva, procura investigar o uso de parábolas ao longo das Sagradas Escrituras e, para atingir esse objetivo, possui uma estrutura para facilitar a compreensão.

O primeiro e o último capítulos funcionam como se fossem a moldura de uma pintura. No primeiro capítulo, temos uma grande introdução ao gênero literário, chegando a questões importantes, tais como “de que modo classificar e interpretar as parábolas?”. Já no último capítulo, o leitor será levado a investigar as parábolas que não entraram no cânon judaico-cristão, presentes em livros normalmente chamados de apócrifos.
Os nove capítulos restantes são apresentados como se fossem a tela do quadro. Inicia-se com uma interpretação de uma parábola do Antigo Testamento e, a seguir, aborda-se o tema, o lugar e a importância das parábolas em cada um dos Evangelhos – Mateus, Marcos, Lucas e João – para apresentar, em seguida, capítulos que interpretem uma parábola específica de cada Evangelho. Posteriormente é apresentada a maneira pela qual a argumentação parabólica paulina é construída, informa a sinopse.

Advertisement
Advertisement