Meningite viral

A Secretaria de Educação e a Secretaria de Saúde, da Prefeitura de Maringá, informaram nesta noite que três alunos do Centro de Educação Infantil José de Anchieta, na Zona 4, foram diagnosticados com meningite viral e um quarto está com suspeita da doença.

Como medida preventiva, as aulas serão suspensas por 72 horas a partir desta quarta, nas duas salas frequentadas pelos alunos para realização de assepsia. Esse procedimento inclui limpeza com bactericida dissolvida em água e higienização com álcool a 70 graus. Dos três alunos, de 2 anos, dois permanecem internados em observação e evoluem para o restabelecimento.
O quadro clínico da meningite viral é semelhante ao das demais meningites agudas. Entretanto, o exame físico chama a atenção o bom estado geral associado à presença de sinais de irritação meníngea. Em geral, o restabelecimento do paciente é completo. A duração do quadro é geralmente inferior a 1 semana. Quando se trata de enterovírus, é importante destacar que os sinais e sintomas inespecíficos que mais antecedem e/ou acompanham o quadro da meningite são: manifestações gastrointestinais (vômitos, anorexia e diarreia) e respiratórias (tosse, faringite).
Quanto as ações de educação em saúde, professores e pais devem ser orientados sobre os sinais e sintomas da doença e, também, sobre hábitos, condições de higiene e disponibilidade de outras medidas de controle e prevenção.

Advertisement
Advertisement