‘Primeira Carta de João’

“Primeira Carta de João: quem ama permanece em Deus”, pela Editora Paulus, é o mais novo livro do professor e escritor Luiz Alexandre Solano Rossi. Diz a sinopse:

“Na Primeira Carta de João, somos apresentados a um projeto de vida. No entanto, o projeto apresentado não se reduz a teorias, nem traz como resultado de sua prática a alienação. Desde o início, o autor da carta estabelece um critério que servirá para que ninguém se perca durante o caminho: viver na luz é o fundamento de nossa comunhão com Deus.
No centro da carta, encontra-se a mais essencial declaração de que Deus é amor e revela seu empenho gratuito e eficaz em Jesus. E o amor de Deus revelado em Jesus é apresentado como o modelo supremo do amor na comunidade dos que creem: “Caríssimos, amemo-nos uns aos outros, pois o amor vem de Deus e quem ama é gerado por Deus e conhece a Deus” (1Jo 4,7). A declaração “Deus é amor” não se situa no plano das ideias, doutrinas e conceitos. Reveste-se de alcance prático e refere-se a fatos históricos, ou seja, o amor se concretiza nas relações interindividuais que acontecem na história de vida de cada pessoa. Por isso, o fiel joanino ama a Deus na fé em Jesus Cristo, que doou sua vida sobre a cruz por toda a humanidade”.

Advertisement
Advertisement