Uma frase…

…sobre a qual vale uma reflexão, a propósito da frase no cartaz desta postagem (“A dívida pública é o centro dos problemas nacionais querem te convencer que o problema é sua aposentadoria” (sic).

Por que há dívida pública? Qual sua origem? A dívida pública existe porque os governos federa, estaduais e municipais gastam (ou investem) mais do que arrecadam. Se gastam com a previdência mais do que as contribuições, precisam que captar dinheiro no mercado, o que gera dívida (pública). Logo, a ser verdade que há um descompasso entre receitas e despesas na previdência (defict), aí está o problema, e sem ele não haveria dívida pública (pelo menos esta não aumentaria).
Dívida , desde que lastreada, e dentro de limites prudenciais, não é o problema e podemos citar o exemplo de um trabalhador que ganhe R$ 2.000,00 mensais e compre um geladeira de R$ 3.000,00 em longas prestações. Se estas cabem dentro da renda , a dívida não é um problema. Mas se fizer, se as prestações ultrapassarem uma ‘regra de ouro’, que não pode comprometer moradia, alimentação, vestuário e saúde. a dívida será um grande problema.
Há críticas sobre o endividamento da prefeitura de Maringá, e hoje Luiz Neto falou sobre um empréstimo para reformas de centros esportivos e aquecimento de piscinas, ou seja um investimento em benefício do contribuinte. Se a prefeitura tem capacidade de pagamento, não há nada mau, pelo contrário. Voltando à questão inicial, talvez a pessoa que segura a faixa, nem sabe o que está escrito, ou escreveu. E muitas pessoas ao ler, nem analisam e apenas endossam e avalizam, duas palavras que são usadas com o mesmo sentido, que no sistema bancário tem significado completamente diferente. Endossar é transferir, avalizar é garantir. Garanto que a reforma da previdência é necessária e que a dívida pública, no governo federal, está atingindo níveis alarmantes, e ficará cada vez pior com a aposentadoria, sobretudo de privilegiados.
Akino Maringá, colaborador

Advertisement
Advertisement