Vem aí a Guerra da Salgado Filho

Inaugurada em maio de 1971, a praça Salgado Filho tem tudo para virar palco da resistência de moradores do bairro Aeroporto e adjacências contra a proposta, desenhanda ainda na primeira gestão Silvio Barros, de eliminá-la para construir naquele local o novo Fórum de Maringá. Desta vez há gente disposta a evitar a obra, que acabaria com um dos raros espaços de lazer da região leste da cidade.

O blog registrou que há dois anos representantes do Judiciário negaram o pedido da comunidade, mantendo o projeto de construção do prédio naquela praça. Havia anos chegou-se a licitar a obra, mas o afastamento do então presidente do Tribunal de Justiça adiou seu início. Houve reclamações no Ministério Público, mobilização de parte da sociedade, envolvendo até empresários, entre eles um ex-presidente da Acim. Mas nada convenceu a turma de destruir a praça Salgado Filho.
Não bastassem os juízes, que não cederam aos apelos dos cidadãos, a amdinistração municipal concordou em ceder parte daquela área para o suspeito Hospital da Criança, idealizado pela família Barros, que descaracterizou de vez o que deveria ser o futuro Centro Cívico. Com isso, o projeto de uma espaço parecido com o Central Park foi sepultado.
Agora, o empresário Devanir Almenara pretende encampar o descontentamento dos moradores em relação ao poder público. Pretende sair da retórica para a prática, envolvendo na luta todos aqueles que não concordam em se perder uma praça histórica, que fez parte da vida de tanta gente, para um prédio num local já desfigurado pelo Hospital da Criança – que se anuncia como o elefante mais branco dos últimos tempos. Almenara, declarado pré-candidato a presidente do Partido Verde em Maringá, está decidido a promover, se preciso, o que pode vir a ser conhecida como “a guerra da Salgado Filho”. Aguardemos.

Advertisement
Advertisement