De corpo e alma…

…é uma expressão popular que significa fazer algo com envolvimento total; de maneira plena; com todas as forças.

Volto a abordar alma, lembrando a frase, ‘a propaganda é a alma do negócio’. Quem nunca ouviu dizer que propaganda é a alma do negócio? Pode-se dizer que essa é uma expressão bastante comum e corriqueira. Há quem diga, inclusive, que ela foi imortalizada por conta de sua utilização em uma das inúmeras piadas do vasto repertório do Joãozinho. Quem nunca ouviu uma piada do Joãozinho?.
O termo negócio provém do latim “negotĭum”, que é um vocábulo formado por nec e otium (“aquilo que não é lazer”). Trata-se da ocupação, da atividade ou do trabalho que se realiza com fins lucrativo. Já alma, segundo o dicionário é princípio vital; vida. Para filosofia conjunto das atividades imanentes à vida (pensamento, afetividade, sensibilidade etc.), entendidas como manifestações de uma substância autônoma ou parcialmente autônoma em relação à materialidade do corpo.
Dizer que a propaganda seja o princípio vital de um negócio, talvez seja exagerado, mas a alma, como já dissemos é o princípio vital de um ‘negócio’, chamado corpo humano, através do qual se manifesta. E o que seria o Espírito? Kardec é o filósofo que nos dá melhor definição de alma e espírito. A alma, essência imaterial da vida humana, é em hebraico “nefesh”, em grego, “psykhé”, em aramaico, “naphsha” (vida, si mesmo e Cristo interno) e, em latim, “anima” (vida, alento, ar).
Mas “psykhé”, na filosofia grega, significa também borboleta, que simboliza a alma que de lagarta passa a crisálida no casulo donde sai como borboleta, semelhante, pois, à alma em suas vindas à vida terrena.
“Ruach” em hebraico, “pneuma” em grego e “spiritus” em latim significam espírito, vento, ar, alento, fôlego, sopro divino, respiração.
Observe-se que alma e espírito são geralmente sinônimos que dão origem etimológica ou não a outras palavras relacionadas a eles. Exemplos: de “anima” vem animismo; e de “pneuma” derivam-se pneu (com ar), pneumatologista (médico especialista de pulmões) e os fenômenos pneumáticos (com espíritos) ou mediúnicos.
De corpo e alma constitui o Ser Humano na terra. O corpo morre quando um órgão vital deixa de funcionar, muitas vezes vítima de armas. Sem o corpo a Alma não pode continuar manifestando-se, pois aquele é o veículo. Sem a alma o corpo não sobrevive, mas ela não o abandona nunca. A morte só ocorre no corpo, daí a chamada morte cerebral, quando ainda é possível aproveitar-se órgãos para transplantes. Estejamos sempre, e o tanto quanto possível de corpo e alma. Cuidemos do corpo, mas não descuidemos da alma, ou seja não descuidemos de nós.
Akino Maringá, colaborador

Advertisement
Advertisement