Mutirão de vacinação vai até sexta

A Secretaria de Saúde de Maringá segue com o mutirão de vacinação contra febre amarela, sarampo, varicela e dTpa (difteria, tétano e pertussis – acelular), até sexta-feira em 33 postos de saúde. Além dessas, a secretaria disponibilizará doses diárias da vacina BCG. O objetivo será facilitar o acesso da população, uma vez que a rotina de imunização da vacina é apenas um dia na semana.

A ação faz parte do ′Movimento Vacina Brasil′, criado pelo Governo Federal com o objetivo de conscientizar cada vez mais sobre a importância da vacinação, imunizando o máximo de pessoas, além de contribuir para atualização do cartão de vacinas. O horário de aplicação para vacina BCG segue das 9h às 15 horas. Já o horário das demais vacinas seguem conforme funcionamento dos postos,.
A vacina contra sarampo é destinada aos profissionais de saúde, independente da idade, precisam ter duas doses de vacina contra a doença. Para a população em geral aplicam-se duas doses; até 29 anos e de 30 a 49 anos é necessário uma dose. A de varicela é para crianças de 4 anos até 6 anos 11 meses 29 dias, que devem receber até a segunda dose. A popular “catapora” normalmente aparece no segundo semestre do ano e muitas vezes atinge crianças exatamente desta faixa etária.
Já a vacina contra febre amarela é importante reforçar a orientação de vacinação para todas as pessoas de 9 meses a 59 anos; pois no estado do Paraná já consta uma morte. Por fim, como proteção contra coqueluche para profissionais de saúde, a vacina dTpa (difteria, tétano e pertussis (acelular) reforça em substituição à dT (difteria e tétano). A população em geral é necessário fazer um reforço contra tétano a cada 10 anos, independente da idade. (PMM)

Advertisement
Advertisement