Em agosto, região debaterá censo escolar e educação especial

O VI Seminário Regional da Educação da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense, que acontecerá em 20 de agosto, terá como temas centrais o Censo Escolar e a Educação Especial.

Os primeiros detalhes do encontro foram divulgados na tarde desta quinta-feira (27), após reunião da Câmara Técnica da Educação, realizada na sede da Amusep, em Maringá.
A coordenadora do colegiado, secretária Municipal de Educação de Mandaguari, Adenise Batista Rodrigues, destaca que a pauta do Seminário foi estabelecida de comum acordo entre os gestores da área. Para falar sobre as particularidades do Censo Escolar, será convidada uma profissional da Secretaria de Estado da Educação do Paraná, especialista no assunto.
Na opinião da secretária Municipal de Educação de Colorado, Sônia Freitas, atualizar os responsáveis pelo preenchimento do cadastro do Censo é fundamental para que os municípios recebam os recursos do Estado e da União, de forma integral, de acordo com o número correto de alunos matriculados. “O repasse per capita é feito com base nas informações do Censo”, ressalta.
Os direitos e deveres relacionados à Educação Especial serão explicados por um especialista indicado pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), que, desde a edição de número um, é parceira na realização do Seminário Regional da Amusep. “O tema é importante para esclarecer algumas questões referentes ao atendimento desta parcela de alunos” afirma a secretária de Munhoz de Mello, Rosângela de Souza Goularte.
Até o início da segunda quinzena de julho, a coordenadora da Câmara Técnica espera concluir toda a programação do evento. No dia 13 de agosto, uma semana antes do Seminário, os integrantes do Comitê Gestor do colegiado vão se reunir para definir os detalhes finais para o encontro. (Amusep)

Advertisement
Advertisement