As competências comportamentais valorizadas pelas organizações
no momento de um processo
de recrutamento e seleção

Não é nada fácil participar de uma entrevista de emprego. As mãos transpiram, as pernas balançam, o nervosismo bate forte e esquecemos de nos mostrar tranquilos na frente do entrevistador. Expressar de forma correta e coerente perante às perguntas requer muito controle emocional para se manter focado no conteúdo da entrevista.

É neste momento que devemos lembrar que existem diversas competências que são valorizadas no ambiente organizacional. Nestee artigo, vamos abordá-las para que você tenha mais chances quando estiver frente a frente com o entrevistador.
Antes de adentrar nas principais competências desejadas pelos selecionadores, vamos compreender em que elas consistem:
Competências: é um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que, se utilizado em conjunto, poderá trazer grandes benefícios durante a trajetória profissional. De acordo com Maria Odete Rabaglio, uma das precursoras do recrutamento e seleção por competências no Brasil, conhecer quais são as competências que possuímos e podemos oferecer para as organizações acaba se tornando o “tempero especial” para o sucesso profissional.

Conheça as competências profissionais mais vislumbradas pelos recrutadores:
• Autoconfiança e autoconhecimento: Com essas habilidades, o recrutador entende que você é capaz de assumir riscos e ter segurança no que executa. Durante a entrevista, mostre-se confiante e demonstre suas melhores qualidades, enfatizando que elas vão contribuir para que a empresa alcance os resultados e objetivos almejados. E não se esqueça de falar também sobre seus pontos de melhoria, isso também demonstra autoconhecimento, uma vez que é capaz de enxergar seus pontos negativos e confiança para melhoria contínua.
• Proatividade: Toda empresa busca colaboradores que estão à frente de seu tempo, que buscam novas soluções para as inúmeras situações do dia a dia, que se antecipam diante das situações. Ser proativo significa ter iniciativas, motivar-se mesmo que singularmente. Um profissional proativo, ao mesmo tempo em que é subordinado, contribui para as tomadas de decisões organizacionais. Durante o processo seletivo, demonstre que você é proativo: você pode apresentar esta habilidade em dinâmicas de grupo, reuniões e soluções de casos, mas não se esqueça de ser ético com todos que estão a sua volta. Regra de ouro: não se limite ao que foi solicitado.
• Comprometimento: Nunca chegue atrasado; chegue com antecedência de, pelo menos 15 minutos. Isso demonstra comprometimento, pois, se chegar atrasado para uma entrevista, o recrutador entende que pode ser uma característica e a pontualidade é essencial para este momento. Se acontecer algum imprevisto, sempre avise a empresa.
• Capacidade de liderança: essa característica é bastante desejada pelos recrutadores e é capaz de colocá-lo na frente de uma disputa pela vaga que tanto almeja, além de abrir portas para promoção no decorrer da sua vida profissional. Um profissional com competência de liderança não é aquele soberbo, que quer a todo custo aparecer frente aos colegas de trabalho, mas sim, aquele que, pelos seus atos cotidianos, demonstra envolvimento, comprometimento e responsabilidade pelo trabalho, ou seja, sua equipe é essencial para o próprio sucesso.
• Controle emocional: a inteligência emocional vai lhe ajudar a respirar fundo, ser resiliente e seguir em frente, independentemente dos desafios e adversidades que surgirem em seu caminho, seja na vida pessoal ou na profissional. Evite ficar nervoso, gritar, chorar ou até mesmo ficar paralisado em algumas situações possíveis, quando o resultado de um trabalho ou conversa não foi o esperado. Procure desenvolver esta inteligência no decorrer de sua vida profissional. No momento de pressão, ela será uma grande aliada. Lembre-se: Ninguém é incompente. Se você não foi escolhido significa que para aquela vaga em específico você não possuia as competências desejadas, mas outras oportunidades surgirão para que demonstre o quanto de conhecimento, habilidades e atitudes você possui!
• Trabalho em equipe: priorize o desenvolvimento de seus relacionamentos interpessoais, para que ele seja o mais harmônico possível e lhe ajude a crescer, como indivíduo e profissionalmente. Saiba ouvir a opinião de outros profissionais, daqueles que trabalham na área e também daqueles que conhecem seu departamento. Durante as dinâmicas de grupo, em processos de seleção, essa é uma das características mais importante que pode levar à desejada contratação. Afinal, o andamento de uma empresa é resultado de um trabalho em equipe.

Caso você não saiba como proceder para demonstrar suas competências para as organizações, busque por ajuda especializada. Na Unifamma, por exemplo, possuímos a Consultoria Empresarial Júnior – Conem, cujo foco principal é o Recrutamento, Seleção e Treinamento de Pessoas. O trabalho da CONEM envolve em oferecer treinamentos para a comunidade interna e externa sobre como elaborar um bom currículo, o comportamento desejável em uma entrevista e também os procedimentos para candidatar-se em uma vaga de emprego.
O primeiro local para você divulgar suas competências é o seu currículo. Vamos entender como:

• Conhecimentos: no seu currículo deverá ser apresentada toda sua formação escolar. Ela é fundamental para que o selecionador saiba até onde você chegou no presente momento. Não se esqueça de atualizar essas informações. Acrescentem em seu currículo, para enriquecer suas competências, todos os cursos que já participou, as palestras, eventos etc. Isso demonstra que você é um profissional que vai além daquilo que é esperado.
• Habilidades: Por mais que pareçam difícil demonstrá-las, você pode fazer isso colocando em seu currículo todas as suas experiências profissionais, pois hábil é aquele que treina. Se não possui experiência, acrescente algum trabalho voluntário que tenha feito, participação em projetos etc.
• Atitudes: Um currículo bem redigido já demonstra uma atitude. Entretanto, essa dimensão deve ser aprofundada no momento da entrevista. É por meio de seus relatos, ou seja, de suas experiências anteriores, que o selecionador irá verificar se você possui as atitudes que ele está investigando. Então, seja sincero e relate aquilo que realmente aconteceu. Cuidado com mentiras e invenções no processo de seleção.
Em geral as competências são fáceis de verificar. Como dissemos anteriormente, todos são competentes, acontece que, muitas vezes, as competências não são compatíveis para determinado cargo. Isso faz com que o selecionador escolha um profissional que mais se aproximou do desejado.

Caso tenha interesse no assunto e queira saber mais, esteja precisando de ajuda para se empregar, entre em contato com a Conem: conem@unifamma.edu.br

Advertisement
Advertisement