Após recurso, TCE muda parecer
às contas de Lobato em 2012

O Pleno do Tribunal de Contas do Estado do Paraná considerou procedente o recurso de revista interposto pelo ex-prefeito de Lobato Fábio Chicaroli (foto), que questionou decisão havia opinado pela irregularidade das contas dele à frente desse município no exercício de 2012 e lhe aplicado uma multa.

Naquela ocasião, o órgão colegiado do TCE-PR apontou duas irregularidades. A primeira foi o resultado financeiro deficitário das fontes não vinculadas: naquele exercício o município registrou um déficit de 7,25%, percentual acima dos 5% tolerados pela jurisprudência da corte. Além disso, o ex-gestor teria realizado despesas nos últimos dois quadrimestres do mandato sem deixar dinheiro em caixa para saná-las.
Em sua defesa, Chicaroli alegou, sobre o déficit orçamentário, que o motivo foi a desoneração do Imposto sobre Produtos Industrializados promovida pelo Governo Federal sobre o Fundo de Participação dos Municípios. A medida teria provocado uma queda na transferência ao município de R$ 156.104,83 em 2012. Considerando o impacto da diminuição desse repasse no resultado negativo apurado naquele exercício, o percentual deficitário cairia para 4,26%, abaixo dos 5% tolerados pelo Tribunal.
Sobre a contração de dívidas no final do mandato, o ex-gestor (gestões 2009-2012 e 2013-2016) justificou que as obrigações se referiam à liberações de convênios então vigentes e que seriam repassados pelos concedentes na medida da execução e da medição das obras que estavam sendo executadas com aqueles recursos. O então gestor também afirmou que as diferenças foram regularizadas no exercício seguinte, ano em que ele, reeleito, também era o responsável pela administração municipal.
O relator do processo, conselheiro Ivan Bonilha, votou pelo provimento ao recurso, ressalvando as duas irregularidades e afastando a multa aplicada anteriormente ao ex-prefeito. Os demais membros do Tribunal do Pleno TCE-PR acompanharam, por unanimidade, o voto do relator, na sessão do dia 29 de maio. Cabe recurso contra a nova decisão, contida no acórdão nº 131/19 – Tribunal Pleno, veiculado em 10 de junho, na edição nº 2.076 do Diário Eletrônico do TCE-PR.
Após o trânsito em julgado do processo, o parecer prévio do TCE-PR será encaminhado à Câmara Municipal de Lobato. A legislação determina que cabe aos vereadores o julgamento das contas do chefe do Poder Executivo municipal. Para desconsiderar a decisão do Tribunal expressa no parecer prévio, são necessários dois terços dos votos dos parlamentares. (TCE)

Advertisement
Advertisement