Fachin e Fux se afastam
da barricada de Curitiba

Trechos de artigo de Josias de Souza:

Tratados como aliados da Lava Jato nas mensagens atribuídas a Sergio Moro e procuradores da Lava Jato, os ministros Edson Fachin (foto) e Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal, adotaram em público uma retórica que os distancia da atmosfera de barricada em que se viram involuntariamente metidos.

Num instante em que a isenção de Sergio Moro é questionada, ambos aproveitaram a realização de palestras para realçar a importância da imparcialidade dos magistrados.
(…) Nesta segunda-feira, falando em evento organizado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, Fachin soou como se desejasse enfatizar o óbvio: “O juiz não está acima da lei, juiz algum tem uma Constituição para chamar de sua, juiz algum tem o direito à prerrogativa de fazer de seu ofício uma agenda pessoal ou ideológica. Se o fizer, dentro de qualquer instância do Poder Judiciário, há de submeter-se ao escrutínio da verificação.” Fachin estendeu o raciocínio aos procuradores, que representam a sociedade no polo acusador das ações penais: “Ninguém está acima da lei, nem mesmo o legislador, nem o julgador e muito menos o acusador”. O ministro não mencionou nomes nem citou a Lava Não precisava. Estava tudo subentendido. Leia mais.

(Foto: Roberto Jayme/TSE)
Advertisement
Advertisement