CPI da JMK pede quebra
de sigilos de 20 oficinas

A Comissão Parlamentar de Inquérito da JMK da Assembleia Legislativa aprovou hoje o pedido de quebra dos sigilos bancário, fiscal e telefônico das 20 maiores prestadoras de serviços para a empresa responsável por gerenciar a frota de veículos do Governo do Paraná.

Em outro requerimento aprovado na sexta reunião da CPI, os parlamentares requisitaram à Junta Comercial do Paraná cópias dos contratos destas oficinas que mais receberam valores da JMK desde o início do contrato, em janeiro de 2015.
Relatório da Polícia Civil identifica que 96% dos orçamentos eram direcionados para um grupo pequeno das cerca de 1,2 mil oficinas credenciadas pela JMK. “Aguardamos as medidas judiciais cabíveis para termos acesso às movimentações financeiras e à composição societária destas empresas”, destacou o presidente da CPI, deputado estadual Soldado Fruet (Pros). “Já temos indícios de várias irregularidades neste contrato e, na conclusão da CPI, vamos pedir que todos os envolvidos no esquema sejam responsabilizados”, afirmou.

OITIVAS
A primeira oitiva do dia foi com a ex-secretária da Administração e Previdência Marcia Carla Pereira Ribeiro, que esteve à frente da pasta entre junho e novembro de 2016, após ter sido diretora-geral do antecessor, Reinhold Stephanes. Disse que foi procuradora do Estado por 30 anos e que sua indicação ao cargo foi técnica.
Sobre o único aditivo assinado em sua gestão, Marcia Carla explicou que teve o objetivo de melhorar o controle dos veículos parados à espera de conserto. “Esse sistema não constava do contrato original. Após o aditivo, a morosidade caiu de 45 para 10 dias”, citou. Marcia Carla negou ter participado de reuniões com representantes da JMK. “Só tive um contato visual com o Aldo [apontado pela Polícia Civil como sócio oculto da JMK] enquanto ele esperava uma reunião no Deto”, respondeu.
Questionada sobre falhas no contrato, a ex-secretária informou que chegou a preparar o termo de referência para o lançamento de uma nova licitação com critérios diferentes de verificação de preços. “Deixei o modelo pronto para uma nova licitação, que não foi lançada, pois não podia rescindir o contrato sem enorme prejuízo ao Estado”, alegou Marcia Carla.

DETO
Diretor do Departamento de Gestão do Transporte Oficial de fevereiro a abril de 2015, o segundo interrogado foi o engenheiro automotivo Lucas Augusto Ribeiro Caetano. Com experiência profissional na Volvo e Bosch, ele relatou que foi indicado pela ex-secretária da Administração Dinorah Nogara para compor uma equipe técnica responsável por projetos financiados pelo Banco Mundial.
Contou que assumiu temporariamente o cargo, mas permaneceu na SEAP por quatro anos. Segundo Lucas, no período em que foi diretor o contrato com a JMK estava em fase de implantação. O ex-diretor confirmou ter se reunido com representantes da JMK, entre eles o sócio oculto Aldo Marchini.

MAIS OITIVAS
Nesta quarta-feira (10), às 9h, a CPI da JMK ouve o ex-secretário da Administração e Previdência Fernando Ghignone, e outro ex-diretor do Deto, Cesar Ribeiro Ferreira.

PS – A CPI informou depois o cancelamento da reunião marcada para esta quarta-feira, “porque o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano, antecipou a sessão plenária, que costuma ocorrer às 14h30, para 10h. Por conta da mudança de horário da plenária, as oitivas do ex-secretário da Administração e Previdência Fernando Ghignone e do ex-diretor do Departamento de Gestão do Transporte Oficial (DETO) Cesar Ribeiro Ferreira serão reagendadas para depois do recesso parlamentar”.

Advertisement
Advertisement