Escleroterapia reduz fila de espera para tratamento de varizes

Pacientes que aguardavam desde 2017 na fila do SUS pelo tratamento para varizes em Maringá, foram beneficiados nos últimos três meses com o procedimento de escleroterapia.

Com o tratamento, a fila de espera para cirurgia que antes somava mais de 1,5 mil pessoas, caiu para 792. O tratamento, novidade na rede pública de saúde do município, não exige internação e é realizado em sessões de 30 minutos no ambulatório do Hospital Municipal.
O medicamento usado no procedimento é o Polidocanol, injetado na veia do paciente em forma de espuma provocando o fechamento das varizes, acelerando a cicatrização. Em média, são feitas três ou quatro sessões de aplicações do produto no intervalo de três semanas. Na primeira aplicação já é possível a redução da dor e a melhora dos sinais. O procedimento conta com auxílio de um aparelho de ultrassom.
A escleroterapia abrange todos os tipos de varizes, assim como as telangiectasias (vasos finos, avermelhados, que passam pelas veias reticulares azuis e aparecem na pele. “Desde 2017, quando assumimos a pasta, buscamos sempre inovar e agilizar os serviços de saúde para acesso do cidadão. Essa é mais uma novidade que traz grande conforto aos pacientes durante e após o tratamento, pelo fato de ser rápido e não ter a necessidade de internação hospitalar”, disse o secretário de Saúde, Jair Biatto. (PMM)

Advertisement
Advertisement