Programa de educação e seminário são os primeiros produtos do Laboratório de Inovação para Saúde

Desenvolver um programa de educação permanente e realizar um seminário para divulgar as boas práticas adotadas pelas prefeituras da área da abrangência da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense e da 15ª Regional de Saúde. São as duas ações iniciais do Laboratório de Inovação e Pesquisas para Saúde.

Os detalhes das primeiras atividades foram definidos durante reunião do colegiado realizada, na manhã desta segunda-feira, na Reitoria da Universidade Estadual de Maringá.
Denominado Laboratório de Práticas Inovadoras em Saúde (Prisma), o programa de educação permanente será apresentado à comunidade no dia 13 de agosto. Na fase inicial, serão capacitados técnicos da 15ª Regional de Saúde e do Consórcio Público Intermunicipal de Saúde do Setentrião Paranaense (Cisamusep). Em uma etapa posterior, serão beneficiados os servidores dos 30 municípios da região. “Vamos priorizar a atenção ao cuidado dos pacientes, à gestão dos serviços e dos recursos; e à formação e qualificação dos profissionais da área”, destacam os organizadores da proposta, os professores Grace Jacqueline Aquiles, do Departamento de Enfermagem; e Roberto Zonato Esteves, Coordenador do Curso de Medicina da UEM.

BOAS PRÁTICAS
O Seminário Regional Experiências Inovadores em Saúde está previsto para ser realizado no dia oito de novembro. Serão duas palestras e uma mostra das boas práticas desenvolvidas pelas prefeituras na gestão e condução do Sistema Único de Saúde (SUS) nos municípios. “A ideia é valorizar os resultados alcançados e estimular a adoção de projetos semelhantes no maior número de cidades possível”, ressalta Greicy Cezar do Amaral, da 15ª Regional.

REPERTÓRIO
Presente na reunião desta segunda-feira, a pró-reitora de Extensão e Cultura da UEM, Débora de Mello Gonçales Sant’Ana, mostrou dados de pesquisas consolidadas e de artigos científicos publicados, inclusive, no exterior, que podem ser usados como parâmetros para a elaboração de políticas públicas na área da Saúde. “Temos materiais riquíssimos. Precisamos encontrar mecanismos para construir pontes entre o saber produzido na academia e as necessidades da população”, afirma.

PRI
No encontro também foi informado como está sendo feito o diagnóstico da região para a elaboração do Plano Regional Integrado (PRI). O levantamento dos dados está na fase final. O objetivo é ouvir os gestores municipais para identificar as ilhas de excelência e os pontos críticos. A partir do cenário atual, estabelecer o no Plano Estadual da Saúde.
O Laboratório de Inovação e Pesquisas para Saúde reúne integrantes da UEM; 15ª Regional; do Conselho Estadual de Secretários Municipais (Cosems); do Conselho Nacional dos Secretários Municipais (Conasems); da Amusep; e do Cisamusep. (Amusep)

Advertisement
Advertisement