Sociedade Rural de Maringá comemora 40 anos nesta quarta

A Sociedade Rural de Maringá (SRM) comemora 40 anos de existência nesta quarta-feira. Na foto acima, fundadores da Sociedade Rural, entre eles, o primeiro presidente, Joaquim Romero Fontes (de terno preto).

Criada em 1979, com incentivo do então prefeito João Paulino Vieira Filho, a entidade nasceu com a responsabilidade de administrar o Parque de Exposições e gerir a Exposição Feira Agropecuária Industrial e Comercial de Maringá (Expoingá), à época sob a gestão da Prefeitura.
Embora um grande entusiasta da feira agropecuária, João Paulino não via como função do município organizar o evento, que mobilizava inúmeros servidores de várias secretarias a cada ano. Foi assim que, em 1979, em seu segundo mandato, nasceu a ideia de fundar uma entidade específica para isso. A fundação se deu durante uma reunião no Banco Itaú, cujo gerente era Francisco Rodrigues Dias. O primeiro presidente, com mandato de dois anos, foi Joaquim Romero Fontes, forte nome do ramo, proprietário de várias fazendas no Paraná e em outros locais do Brasil.
A Sociedade Rural de Maringá é uma associação civil, sem fim lucrativos, formada por pessoas ou entidades diretamente relacionadas às atividades agrícolas, pecuárias e agroindustriais; que carrega em sua trajetória o trabalho dedicado de várias diretorias, visando sempre à defesa dos direitos, interesses e aspirações do setor e de seus associados.
A primeira diretoria da SRM conta com nomes que fazem parte até hoje do quadro de associados, como Wilson Pulzatto, Ari Aladino Cândido, Francisco Feio Ribeiro Filho, Edi Vieira, Mauro Jorge e João Delorenzo.


Atividades da entidade por ocasião da 8ª Expoingá

Ao longo de sua existência, inúmeras gestões, todas compostas por pessoas de expressiva representatividade no agronegócio, voluntariamente dedicaram uma parte de suas vidas à estruturação do Parque de Exposições de Maringá, ao fortalecimento da SRM, a consolidação da Expoingá e a valorização da cidade no contexto do agronegócio nacional.
A presidência atual conta com a primeira mulher do Brasil no cargo máximo executivo de uma entidade do gênero. Atualmente, o quadro de sócios reúne pessoas físicas e jurídicas que contam com profissionais, produtores e entidades diretamente relacionadas as atividades do agronegócio. A SRM é referência na difusão das principais tecnologias do setor, e se consolida como uma importante promotora de eventos e serviços, gerando oportunidades de negócios.

DEFESA DO CAMPO
A SRM trabalha sempre em defesa do campo. Nos últimos dez anos, a entidade tem ganhado mais espaço e se inserido melhor na política e nos debates científicos, no que diz respeito a difusão de novos conhecimentos, da biotecnologia, genética animal e vegetal, além de se inteirar e compartilhar com seus associados a evolução disponibilizada para o setor.
“É muito gratificante desenvolver ações e trabalhar por aquilo que acreditamos e entendemos essencial para o sucesso da nossa atividade. E é com esse sentimento de respeito e comprometimento pela classe produtiva que todos, de forma direta e indireta, participam desta entidade”, comenta a presidente Maria Iraclézia de Araújo.


Presidente atual da SRM, Maria Iraclézia de Araújo

Como frisa Iraclézia, “a entidade é o lugar certo para a troca de experiências”, para o diálogo democrático, para a sinergia de uma classe que prospera e que faz do Brasil um celeiro de oportunidades. “Trabalhar em conjunto é nossa importante estratégia para uma instituição cada vez mais pujante, inovadora e conceituada. Juntos, firmes e fortes trabalhamos para planejar os próximos 30 anos da SRM e garantir que as novas gerações encontrem sempre motivação para prosseguir neste caminho”, conclui. (srm)

Advertisement
Advertisement