É vida que segue

De Marco Antonio Deprá:

Passeando ontem pelo Patrimônio Vera Cruz, lugarejo também conhecido Km 115 ou simplesmente XV, tive uma surpresa – a demolição de uma construção que antes abrigava uma venda, bem no centro do patrimônio.
O XV localiza-se no Município de Sarandi e está situado à beira da linha férrea, no cruzamento da Estrada Rural Aquidabã com o Km 115 da antiga Estrada Mestre construída pela Companhia Melhoramentos Norte do Paraná – CMNP, distante cerca de 2,5 km a leste do centro da cidade de Sarandi.

Diferentemente da maioria das cidades, vilas e patrimônios fundados pela CMNP, o Patrimônio Vera cruz foi uma iniciativa privada de José Amilin, por volta de 1937, numa região rica em cafezais que eram cultivados por muitas famílias que moravam nas vizinhas propriedades rurais. Era no XV que essas famílias adquiriam os produtos de primeira necessidade. Por isso, o Patrimônio Vera Cruz tinha vendas (mercearias), farmácia, açougue e posto de gasolina e chegou a ser maior que o então Patrimônio de Sarandi.
Até o final da década de 1950, todo o tráfego de caminhões e automóveis entre Marialva e Maringá passava pelo XV. Com a abertura dos primeiros trechos da BR-376 no início da década de 1960, parte dos veículos deixou de passar pelo Patrimônio, dando início ao período de decadência do lugar que se acentuou com a grande geada de 1975, que dizimou os cafezais da região e provocou um êxodo rural sem precedentes.

Nos anos que se seguiram, o Patrimônio foi perdendo importância até que o perímetro urbano da cidade de Sarandi foi estendido até o XV, região que hoje está cercada de novos loteamentos e conjuntos habitacionais. O Cemitério Municipal de Sarandi foi transferido do centro da cidade para o XV em 1997. Em 2008, próximo ao XV, foi inaugurada a unidade de Armazenagem e Transbordo de Etanol e Açúcar da empresa CPA Trading, o que fez aumentar o fluxo de veículos, trens e pessoas na região.
Parte do testemunho material desta história se foi com a demolição da antiga venda. É vida que segue.

Advertisement
Advertisement