Assistência social: planejamento é a
base para a conquista de recursos

Um planejamento detalhado, com ações bem definidas, é a base para a elaboração de um orçamento capaz de oferecer a quantidade de serviços, a mais próxima possível, de acordo com as necessidades da população. A afirmação é da assistente social e atual chefe do Escritório Regional da Secretaria de Estado da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos, em Paranavaí, Marly Correia Faria Bavia.

Nesta terça-feira, ela esteve em Maringá, onde participou da reunião mensal da Câmara Técnica da Assistência Social da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep).
O encontro, no Salão Nobre do Instituto de Educação, contou com a participação de gestores da área, técnicos de referência e contadores das prefeituras da região da Amusep. Pela manhã e à tarde, Marly apresentou e tirou dúvidas sobre financiamento do Serviço Único de Assistência Social. Ela comparou os responsáveis pela Pasta a maestros, que precisam ditar o tom e o ritmo da execução das atividades. “Os secretários devem conhecer os serviços, saber para que servem, onde desejam chegar. Também necessitam entender o funcionamento da estrutura. Assim, podem apontar a direção e adotar políticas públicas e boas práticas que reflitam no atendimento aos moradores das respectivas cidades”, destacou.
Com vasta experiência, tendo ocupado o cargo de secretária Municipal de Assistência Social de Paranavaí, entre 2009 e 2016, Marly ressaltou que os gestores precisam, ainda, saber diferenciar entre projeto, programa, serviço e benefício. Outra missão “vital” é compreender as leis, para evitar erros, punições e prejuízos, e identificar fontes de recursos disponíveis para o financiamento do Plano Municipal de Assistência Social. Manter um canal de comunicação permanente com o Judiciário e a Promotoria Pública, também, integra a lista de recomendações da especialista.
Esclarecedor
Na avaliação da a coordenadora da Câmara Técnica da Amusep, secretária Municipal de Assistência Social de Atalaia, Carla Sibeli Armelim Vilhena, o encontro foi “esclarecedor” e criou um “ambiente favorável” para a busca de mais informações sobre o assunto. A chefe do Escritório Regional da Secretaria de Estado da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos (Sejuf), em Maringá, Silvana Pazzetto Arruda, concorda. “A Marly, de forma clara e objetiva, mostrou caminhos para aperfeiçoarmos a execução das nossas ações; agirmos na prevenção; e buscarmos o trabalho organizado e integrado com as demais áreas da rede de atendimento à população”, frisa Carla.
Cogemas
Durante o encontro desta terça-feira, ocorreu a eleição do representante da Amusep no Colegiado de Gestores Municipais de Assistência Social do Estado do Paraná (Cogemas). O secretário de Munhoz de Mello, Ronaldo Adriano Sarri, o Neno, foi reconduzido ao cargo. Ele se comprometeu em participar das reuniões mensais e repassar as deliberações aos colegas. Para o secretário de Jussara, Celso Evaristo da Costa, que representou a Diretoria, é importante que as associações regionais se façam presentes na condução dos trabalhos do órgão, para apresentar reivindicações, propor estratégias, indicar saídas, que resultem na melhoria dos serviços prestados à comunidade paranaense. (Amusep)

Advertisement
Advertisement