Guarda Municipal treina nova turma
para uso de arma de fogo

A Guarda Municipal de Maringá treina mais 29 agentes em curso sobre uso de armas de fogo. É a segunda turma com treinamento feito com instrutores da Polícia Militar. O curso termina em agosto.

“Só pode usar arma como Guarda Municipal depois que o estatuto entrar em vigor”, explica a diretora-geral, Rosângela Panucci.
O estatuto da Guarda Municipal foi sancionado pela prefeito Ulisses Maia no começo de junho e deve entrar em vigor em dezembro. Para usar uma arma de fogo o agente deve passar por rigoroso treinamento, o que inclui aulas teóricas e práticas, não apenas de tiro, mas de reação em situações extrema, como confronto armado.
Além das 550 horas de formação como agente, há exames médicos, avaliação psicológica, uma avaliação da conduta administrativa e solicitação do porte de arma de fogo para a Polícia Federal. E depois mais 250 horas de capacitação específica para armamento e tiro para quem passar por todas os processos.
“Tivemos reunião na terça-feira em Curitiba e entregamos documentos para a Polícia Federal”, informa o diretor de Planejamento, Jeferson Barboza. “E estamos constituindo a ouvidoria e corregedoria da Guarda Municipal para estarmos aptos a usar armas”.
A GM maringaense tem 129 agentes, dos quais 59 estarão capacitados para usar arma de fogo. O restante que estiver apto fará o curso no começo de 2020. Os cursos de formação teórica tiveram disciplinas como Direito Constitucional, Direito Penal e Processo Penal, Ética e Cidadania. Já os de prática são passadas orientações de como manusear a arma, uso de diferentes tipos de armamento, entre outras referências que ajudam o agente a tomar decisão em momentos críticos.
Os agentes recebem dos instrutores exemplos de como agir em casos que pedem uso da arma e para evitarem erros. Casos como dar tiro de alerta, reagir contra criminosos, onde e como atirar, entre outras especificações. Os agentes praticam tiros em pé, agachados e deitados. (PMM)

(Foto: Aldemir de Moraes/PMM)
Advertisement
Advertisement