Quem coopera cresce

Não, não é propaganda de nenhuma cooperativa, mas chamado para reflexão sobre um texto:

‘Na nobre tarefa de educar os filhos, é muito comum vermos os pais pouparem as crianças e jovens de colaboração na manutenção da organização e limpeza do lar. Não nos passará pela mente, em realidade, que os pequenos ou jovens devam, quando não houver necessidade, ser postos para que realizem trabalhos pesados, que lhes absorvam as horas de estudo e aprimoramento de si mesmos. Invocamos as possibilidades de aprenderem a arte de auxiliar, de prestar colaboração, o que, a cada dia, se torna mais raro. São muitas as mães que se transformam em serviçais de seus filhos, não para que cresçam, mas, para que se encharquem nos caldos de terrível egoísmo, sem que aprendam, nos dons do amor, a se fazerem úteis. Onde o problema de ensinar-se aos pequenos a esticar a cama donde se levantaram? Onde a dificuldade de fazer-lhes atender a essa ou àquela pequena higiene doméstica? Onde a impossibilidade de que aprendam a pregar um botão ou costurar uma bainha?Como ignorar que é importante para os jovens lavar ou passar uma peça do vestuário, para si ou para alguém que precise? Por que tanto constrangimento em ensinar ao jovem, rapaz ou moça, a passar um café ou preparar um arroz, considerando-se a honra da cooperação fraterna?Identificamos muitos filhos que se tornaram incapazes pelos caminhos, em razão da displicência ou descaso dos que lhes deviam educação.
Não os deveremos preparar para os tempos de facilidade e abastança, mas para os dias de necessidade e carência, de modo que a incapacidade não os mutile, desnecessariamente. Pensemos na educação que estamos oferecendo aos nossos filhos, em como os devemos educar para o mundo. O lar é a primeira escola. É onde serão aprendidos todos os valores.Da mesma forma que nos esmeramos para oferecer a melhor educação escolar aos nossos filhos, lembremos de ofertar-lhes a educação cristã, plantando neles a semente da cooperação.Os membros de uma família devem se sentir incentivados a se ajudarem mutuamente, sempre que necessário.Evoquemos o Divino Mestre, na carpintaria do Pai, cooperando.
Que este texto da redação do Momento Espírita, que pode ser acessado aqui, sirva para que ajudemos os nossos filhos a crescerem espiritualmente, pois quem coopera cresce.
Akino Maringá, colaborador

Advertisement
Advertisement