Desta vez por unanimidade, vereadores de Sarandi aprovam empréstimo para asfalto

A Câmara de Sarandi aprovou na sessão de hoje projeto que permite o município a contrair empréstimo junto à Caixa Econômica Federal pelo Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa). Ao contrário da sessão da semana passada, quando o projeto recebeu 4 votos contrários, desta vez houve unanimidade.

O projeto do Executivo precisava de dois terços para ser aprovado, mas além de 3 votos contrários o vereador Erasmo Cardoso Pereira não apareceu na sessão. A proposta foi reapresentada, mas tendo como autores seis vereadores – Carlos Roberto Falaschi (Leão), Cilas Souza Morais, Dionizio Aparecido Viaro (Diocar), Eunildo Zanchim (Nildão), Gilberto Messias de Pinas e José Aparecido da Silva (Nito). Haviam votado contra os vereadores André Luis Celestino Jardim (Mineirinho), Aparecido Antonio (Cido Polícia) e Eliana Trautwein Santiago. Moradores, que lotaram a galeria, levaram um abaixo-assinado.

O projeto possibilitará ao município trocar o contrato anterior, feito pelo Programa Pró-Transporte, pelo Finisa, que é menos burocrático e, portanto, mais rápido. O empréstimo será no mesmo valor do programa anterior – R$ 6.618.632,81 – e os recursos serão para a execução de obras de drenagem, asfalto e calçadas no Jardim Novo Independência. Amanhã acontecerá sessão extraordinária para votação em segunda discussão.
No início da sessão foi lido pedido de instalação de Comissão Processante contra o prefeito Walter Volpato (PSDB) para apurar suposto desvio na área da educação, ocorrido em 2017. O pedido foi arquivado por 6 votos a 4; a justificativa é que a denúncia já está sendo apurada pelo Ministério Público Estadual.
O pedido de CP foi apresentado pelo empresário Admir Machado, o Zinho Machado (Podemos), que no ano passado teve indeferida sua candidatura a deputado estadual pela Justiça Eleitoral, por estar inelegível até 2023 por conta da lei da ficha limpa. Foi a segunda vez que ele apresentou denúncia sobre o mesmo assunto.

Advertisement
Advertisement