HM inicia atendimento
de cirurgias pediátricas

O maringaense D. N., 12 anos, é um dos 884 pacientes encaminhados para cirurgia pediátrica pelo Sistema Único de Saúde, por meio do Sistema de Regulação em Saúde (Sisreg).

Ele espera por procedimento para retirada de cisto no órgão genital. O procedimento, que antes era realizado por convênio em dois hospitais da cidade, agora passa a contar com atendimento nas estruturas do Hospital Municipal de Maringá.
O primeiro passo é passar pelo médico especialista, que confirma o diagnóstico durante a consulta ambulatorial. O tempo de espera entre a primeira consulta e o procedimento é de no máximo 90 dias. O serviço de cirurgia pediátrica atende crianças de zero até 13 anos, 11 meses e 30 dias, com patologias que necessitem de intervenção do cirurgião pediátrica ou de forma eletiva. Os procedimentos, realizados nas terças-feiras, são de baixa a alta complexidade, por via aberta ou minimamente invasiva.
Entre as cirurgias eletivas ambulatoriais estão: hérnias inguinais, postectomias (cirurgia de fimose), correção de hipospadia (malformação peniana), orquidopexia (correção de testículo não-descido) e correção de malformações cervicais (como cisto tireoglosso e branquiais). A ala de internação pediátrica do HM conta com pavimento que abriga 20 leitos, distribuídos em quartos duplos disponibilizados aos pacientes. (PMM)

(Foto: Aldemir de Moraes)
Advertisement
Advertisement