MP denuncia Bega e secretário
por desvio de verba pública

A 1ª Promotoria de Justiça Astorga ofereceu denúncia contra o ex-prefeito Arquimedes Ziroldo (PTB), o Bega (foto), e o atual secretário de Administração e Finanças de Astorga, Manoel Joaquim de Oliveira. pela prática dos crimes de peculato e desvio de verbas públicas.

De acordo com a denúncia, os réus teriam utilizado contrato do município com os Correios para a distribuição de material impresso direcionado à promoção pessoal do ex-prefeito.
Conforme apurou o Ministério Público do Paraná, em julho de 2016 o então prefeito enviou 7.464 exemplares de um jornal com promoção pessoal utilizando verba da prefeitura para o pagamento dos Correios, com anuência do secretário, que autorizou o pagamento. A impressão dos jornais (no formato tabloide, com 72 páginas) também havia sido inicialmente solicitada com verba pública, entretanto, ante parecer contrário da Procuradoria do Município, o gestor municipal acabou pagando a impressão com recursos próprios.
Arquimedes Ziroldo é diretor executivo do Consórcio Público Intermunicipal de Inovação e Desenvolvimento do Estado do Paraná (Cindepar), que atua em pavimentação asfáltica em vários municípios do Paraná. Ziroldo foi prefeito de Astorga nas gestões 2009-2012 e 2013-2016.

Advertisement
Advertisement