Homenagem e esquecimento

O prefeito Ulisses Maia ignorou a sugestão apresentada até por pessoas de sua equipe e teve aprovado hoje o projeto que encaminhou à Câmara de Maringá, e que dá o nome do ex-prefeito Said Felício Ferreira (foto) ao terminal urbano de passageiros.

Enquanto Said Ferreira (1933-2010), que teve o atual presidente do Legislativo como vice-prefeito numa de suas gestões, terá seu nome em dois grandes próprios públicos – o outro é o Hospital Universitário, uma homenagem de nível estadual -, o ex-prefeito Américo Dias Ferraz estará esquecido.
Junto, possivelmente, a cidade esquecerá que uma das obras arquitetônicas mais significativas do estado – a antiga rodoviária municipal – foi derrubada, numa agressão contra a história da cidade, na gestão Silvio Barros II.
O terminal, por sinal, traz dois arcos metálicos para lembrar o prédio derrubado injustamente e que levava o nome do segundo prefeito da cidade, o primeiro a se preocupar com algo que o atual prefeito se destaca hoje: como disse leitor, Américo foi o primeiro a destacar a estratégia de cidade iluminada, com a fonte de luz, que foi a mais importante atração da cidade durante anos.
Talvez sobre para o ex-prefeito dar nome a uma das unidades do “Meu Campinho”…

Advertisement
Advertisement